Prefeitura mantém cuidados preventivos à covid-19 nos mercados municipais

Serviços Urbanos
25/05/2021 15h49

Para garantir a manutenção dos cuidados relativos à disseminação do novo coronavírus na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 25, mais uma ação de monitoramento com aferição da temperatura corporal dos permissionários do mercado Maria Vírgínia Leite Franco, na região central da cidade. 

Na ocasião, de acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão que gerencia o espaço de compras, também foram disponibilizadas máscaras de proteção. 

“A aferição é apenas um dos critérios preventivos entre as medidas já adotadas pela Prefeitura, no que se diz respeito à manutenção de um ambiente mais controlado. Por isso, os demais cuidados implementados anteriormente, a exemplo dos recipientes com álcool em gel, fixação de material informativo, controle do fluxo de pessoas nos acessos, e a fiscalização da obrigatoriedade do uso de máscaras, continuam sendo reforçados de forma paralela”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 
 
Ele ressalta que além do Maria Virgínia, nos últimos dias, a iniciativa contemplou outros mercados gerenciados pela empresa municipal, como o Milton Santos, Thales Ferraz, Antônio Franco e Viana de Assis. “Esse serviço também está tendo continuidade nos mercados setoriais. Nossa intenção é realizar esta ação em média, a cada dois dias”, destaca o presidente.

“Essa ação é importante para proteger a saúde da gente e também da nossa clientela”, destacou a feirante Maria Valdirene Marques dos Santos, após passar pelo procedimento que dura pouco menos de um minuto, por pessoa. 

A comerciante de hortifruti, Maria Lúcia Oliveira, também avaliou de maneira positiva a ação. Na oportunidade, ela afirmou já ter incorporado à sua rotina o uso da máscara e outros itens de prevenção. 

“Esse trabalho da Emsurb é excelente para a segurança da saúde, não só dos feirantes, mas de todo mundo. Aqui na minha banca não fico sem o álcool e só tiro a máscara quando realmente preciso, pra beber água, por exemplo. Além disso, higienizo as mãos sempre que pego no dinheiro”, comentou a permissionária. 

A medida também teve a aprovação entre os consumidores, a exemplo de Alberto Brito dos Passos. “Essa ação feita pelo poder público é necessária, pois diminui o risco de contágio entre os frequentadores do mercado”, afirmou ele.

“A pandemia ainda não acabou, por isso é sempre bom perceber que há esse cuidado da Prefeitura em ambientes como esse”, destacou José Augusto da Silva.