Prefeitura de Aracaju dá continuidade à entrega de kits de alimentação escolar

Agência Aracaju de Notícias
26/05/2021 11h22
Início > Noticias > 90735

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), segue nesta quarta-feira, 26, com a entrega dos kits de alimentação escolar para as famílias de alunos da rede municipal de ensino.

Esta é a décima edição de distribuição, a qual foi iniciada em março de 2020, e a segunda entrega do ano letivo 2021, que começou na última quarta-feira (19) e segue até o dia 28 de maio. O objetivo central é oferecer segurança alimentar e complementar as necessidades nutricionais dos cerca de 30 mil alunos da rede municipal.

Mesmo com as aulas acontecendo de forma remota, em virtude da pandemia da covid-19, a Prefeitura busca garantir que a alimentação escolar chegue aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 74 escolas municipais.

Neste sexto dia de distribuição, recebem as famílias com filhos matriculados em escolas da rede municipal nos bairros Centro, Industrial, Jabotiana, Ponto Novo, Santo Antônio.

Quem se dirigiu à Escola de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, na Jabotiana, foi Greite Selma dos Santos, de 50 anos. Ela tem um neto de oito anos que estuda na unidade de ensino e fez questão de agradecer a ação da Prefeitura de Aracaju nesse momento de pandemia. "Acho muito importante receber o kit, porque está tudo muito difícil, estamos sem emprego. É um grande auxílio nesse momento e só quero agradecer muito", diz.
 
O sentimento de gratidão também foi externado por Maria Josinete de Jesus, 45, avó de uma menina de nove anos matriculada na 4ª série da Emef José Airton de Andrade. Para ela, os kits representam o olhar mais humanizado da Prefeitura para com os alunos e seus familiares. "É um grande quebra galho nesse momento. Moro com minha filha e minha neta e estamos desempregadas. É por isso que a entrega é importante, representa muito", enaltece.

Na Emef José Airton de Andrade, que oferta ensino infantil até o 4º ano, são 121 alunos e 85 famílias beneficiadas. "É uma ação que vai aliviar um pouco a fome das famílias nesse momento. O kit é um benefício e estamos ajudando ao próximo", sintetiza a diretora Wilma Lima.

Não muito longe dali, na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom José Brandão de Castro, situada no Ponto Novo, estão sendo beneficiadas 111 crianças. Uma delas tem três anos e é neta de dona Vânia Cristina, 56. "Vim buscar o kit e considero uma ação muito boa, porque, nessa fase da pandemia, muita gente está desempregada, sem condições de comprar uma cesta básica, e essa ação está beneficiando muito as famílias. É um auxílio e tanto. Só tenho a agradecer", afirma.
 
Opinião semelhante tem Danielle Cristinne, 33, mãe de uma garotinha de 3 anos. Para ela, esse contato com a escola não representa apenas a entrega do material alimentício, mas também o contato e a troca de informações e materiais pedagógicos entre professores e pais.
 
"Acho fundamental a entrega, mas não é só isso, é também pelo contato com a escola, que tem sido muito solícita com relação à parte educativa. É muito importante falar também que está tudo organizado. A escola agenda comigo o horário de pegar o material para evitar aglomeração, via grupo no WhatsApp, tudo direitinho. Uma vez ao mês pegamos o material pedagógico e é nesse momento de entrega do kit que a gente recebe e traz o anterior, sempre com acompanhamento online três vezes por semana", revela Daniele.
 
Esse encontro pedagógico sublinhado por Daniele é um dos grandes diferenciais da Semed no sentido de possibilitar às famílias uma conversa com os professores, a fim de obter o 'feedback' das atividades desenvolvidas. Esse momento, de acordo com Juliana Brito, coordenadora da Emei Dom José Brandão de Castro, se reveste de uma natureza de atendimento integral ao educando.

"Estamos entregando os kits e beneficiando 111 crianças e suas respectivas famílias. Através desse vínculo de cooperação, a escola chega na casa dessas crianças nesse momento difícil em que elas e suas famílias estão passando e precisando do nosso apoio. Por conta disso, percebemos uma grande participação, uma grande espera por esse momento. Aqui recebemos crianças de 3 a 4 anos do pré-escolar e é muito importante frisar que a entrega do kit é também o momento de interação dos professores com os pais, como um verdadeiro complemento das atividades pedagógicas", destaca.  

Cronograma
Nesta quinta-feira, dia 27, os kits serão distribuídos nos bairros Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo e Siqueira Campos (4ª região), contemplando as escolas:

Emef Ágape
Emei Quintina Diniz
Emef Alencar Cardoso
Emei José Garcez Vieira
Emef Presidente Vargas
Emei Ana Luiza Mesquita Rocha
Emei Professora Neuzice Barreto
Emef Prof.ª Rachel Cortes Rollemberg
Emef Prof. José Antônio Da Costa Melo

- Dia 28 (sexta-feira) – bairros Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia e São Conrado (6ª região)

Emef Bebé Tiúba
Emef Anísio Teixeira
Emef Prof.ª Núbia Marques
Emei Prof. Nunes Mendonça
Emef José Conrado De Araújo
Emei Júlio Prado Vasconcelos
Emef Arthur Bispo Do Rosário
Emei Benjamin Alves De Carvalho
Emei Professora Áurea Melo/Zamor
Emef Presidente Juscelino Kubitschek
Emei Francisco Guimarães Rollemberg