Nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou a atualização cadastral das famílias acolhidas da Ocupação Mulungu, após o cumprimento do mandado de reintegração de posse realizada no último dia, 23, pela Polícia Militar.
A atualização foi um dos pontos conversados e garantidos pela pasta durante o acolhimento do domingo. A partir de então, a demanda que seria realizada apenas na quinta-feira, 27, foi antecipada para garantir os protocolos de segurança contra a covid-19, bem como dar celeridade ao processo.
A ação ocorreu no espaço das Diretorias de Gestão Social da Habitação, Direitos Humanos e Cadastro Único, localizada na avenida Augusto Maynard, no bairro São José, onde nove famílias, que continuam nos dois abrigos mantidos pela Prefeitura de Aracaju e na Casa de Passagem do Estado, foram as primeiras a atualizarem os seus cadastros e a serem orientadas pela equipe.
O objetivo da atualização desse cadastro é fazer um levantamento da atual situação socioeconômica dessas famílias, para discutir possíveis ações socioassistenciais as quais tenham direito, além de possibilitar a inclusão das novas pessoas que chegaram à ocupação após a última ação de cadastramento realizada em março, pela equipe da Assistência Social, no local ocupado. Para isso, o atendimento prossegue nesta quinta-feira, 27, a partir das 8h e com entrega de senhas.
Segundo a diretora da Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, a ação é fundamental para entender o atual cenário que vivem essas famílias, já que o cruzamento de dados apresenta algumas divergências.
“Hoje, iniciamos o atendimento das famílias da Ocupação João Mulungu, que foram acolhidas nos abrigos do município e do estado para que possamos ouvi-los e entender a situação de cada uma e, assim, tenhamos um perfil mais detalhado e atualizado dessas famílias. Dessa maneira, também poderemos atualizar os dados desse grupo dentro do Cadastro Único (CadÚnico), além de fazer o cadastro daquelas que, por ventura, chegaram após o cadastramento realizado no mês março. Aqui é apenas um atendimento inicial, para que a gente possa analisar e discutir com os outros setores do Poder Público qual o direcionamento e solução teremos para essa questão ”, explicou a diretora.
Sobre o atendimento que terá continuidade nesta quinta-feira, a diretora complementa que todo o atendimento aconteceu de maneira muito tranquila. "Amanhã daremos continuidade com as famílias que foram para a casa de parentes ou amigos para que possamos finalizar todo esse estudo do perfil, o qual tivemos que reestruturar”, concluiu Rosária.
De acordo com a assistente social, Waleska Aragão Azevedo, que atuou no processo de cadastramento das famílias, a atualização é um processo simples e que todos têm conhecimento.
“O atendimento busca atualizar o cadastro dessas famílias e, para isso, eles trouxeram a documentação necessária, como RG e carteira de trabalho, para atualização ou cadastro no Cadastro de Habitação e no Cadastro Único (CadÚnico), facilitando o conhecimento do perfil desse público que se encontrava na ocupação e que agora está nos abrigos e necessita de um direcionamento”, concluiu.