Política do direito reprodutivo; planejamento familiar; métodos contraceptivos temporários e definitivos, como anticoncepcional, DIU e laqueadura; rastreamento de cânceres com exames clínicos; atendimentos específicos pela Rede Especializada, através do Centro de Especialidades. Esses são apenas alguns dos serviços que o município de Aracaju disponibiliza para as mulheres, cuja luta pela saúde é celebrada neste dia 28 de maio.
A rede de assistência às mulheres na capital é composta de diversas frentes de trabalho, que vão desde ações preventivas até tratamentos especializados. Técnica do Programa Saúde da Mulher, Jeniffer Gomes Sobral afirma que a rede é fundamental para garantir o direito delas à saúde.
“Ela amplia ações bastante relevantes para a população feminina, promovendo tanto a prevenção quanto o atendimento à saúde. Trabalhamos para garantir que a mulher tenha os serviços ofertados com qualidade, proporcionando uma condição de saúde melhor, dentro de seus direitos”, afirma Jeniffer.
As principais frentes de trabalho na Política de Saúde da Mulher do município de Aracaju são relacionadas ao direito reprodutivo, ao tratamento de patologias específicas, como os cânceres de colo do útero e de mama; ao acompanhamento do climatério, que é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva.
Além disso, a rede também disponibiliza acompanhamento e encaminhamento relacionados a casos de violência doméstica, seja com atendimento na rede hospitalar ou na rede psicossocial. A ideia é ofertar à mulher um serviço efetivo, humano e completo, gerando de fato uma rede de acolhimento.
Para a vice-prefeita Katarina Feitoza, essa rede é fundamental para dar segurança às mulheres. “Nós, mulheres, temos muitos desafios, seja na vida profissional, em casa ou na sociedade em si, além de querermos dar conta de tudo ao mesmo tempo, por isso, precisamos sempre lembrar de nos cuidar. Ter um programa voltado para a nossa saúde permite isso”, afirma Katarina.
Ela lembra que o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher foi criado para a conscientização das doenças que afetam especificamente a saúde das mulheres, como câncer de mama e do colo do útero, endometriose, infecção urinária, fibromialgia, depressão e obesidade. Mas não é só isso.
“É um dia emblemático para lembrar que a mulher, tão acostumada a cuidar, também precisa de cuidados. Que ela deve procurar atendimento médico e buscar conhecer a rede de atenção que os governos disponibilizam para elas, pois a saúde deve estar sempre em primeiro lugar”, ressalta.
Conheça os serviços ofertados pelo Programa de Saúde da Mulher em Aracaju:
Política do Direito Reprodutivo:
Planejamento Família: DIU ambulatório; DIU pós- parto e pós-abortamento
Dispensação de anticoncepcional e métodos contraceptivo definitivos (laqueadura)
Rastreamento de câncer de colo -exame citopatologico, consultas ginecológicas e exames complementares;
Rastreamento de câncer da mama, através de exame clínico das mamas, mamografia de rastreamento e diagnóstica, consulta de mastologista e exames complementares;
Acompanhamento do pré-natal de risco habitual e alto risco, com exames do pacote do Mamãe Coruja: exame de sangue e exames de imagem;
Urgência ginecológica
Acompanhamento de climatério
Acompanhamento e encaminhamentos de violência doméstica
Atendimento da Rede de Atenção Básica nas 45 unidades de saúde
Atendimento Rede Especializada no nosso Centro de Especialidade e do CAASM
Atendimento da Rede Hospitalar
Atendimento da Rede Psicossocial