Covid-19: Aracaju imuniza mais 2.373 pessoas, nesta sexta-feira, 28

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2021 19h14

A ansiedade, em cada ponto de vacinação, é grande. A expectativa pela imunização fica expressa no olhar de cada um que, no momento, já pode receber sua dose. E é com perspectivas de gerar ainda mais esperança que a Prefeitura de Aracaju tem ampliado o público-alvo da vacinação contra covid-19, à medida que novas doses chegam. 

Nesta sexta-feira, 28, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha de vacinação contra covid-19 chegou a mais 2.373 pessoas, sendo 2.323 recebendo a primeira dose e 50 pessoas completando o ciclo de imunização com a segunda dose, totalizando 153.204 aracajuanos imunizados, o que representa 23,04 % da população da capital sergipana. 

Atualmente, o público está mais amplo e abrangente, atendendo àqueles que têm maior vulnerabilidade ao agravamento da doença causada pelo coronavírus.

Locais de vacinação 
No dia de hoje, a vacinação ocorreu, como de costume, no drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira), mediante código de validação.

Além disso, a vacinação da Pfizer aconteceu nos pontos fixos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Manoel de Souza, Santa Terezinha, Edézio Vieira de Melo, Adel Nunes, Hugo Gurgel e no auditório Antônio Vieira Neto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas. 

Já a vacinação da AstraZeneca, aconteceu nas UBSs Augusto Franco, Cândida Alves, Marx de Carvalho, José Augusto Barreto e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João de Oliveira.

As pessoas com comorbidade maiores de 18 anos também puderam optar pelos pontos fixos. Para isso, foi necessário levar documentação e relatório médico com o código da doença, conforme Classificação Internacional de Doenças (CID), emitido nos últimos seis meses.

Imunizados 
A longa espera teve fim para a professora da rede municipal de Aracaju, Simone Lima do Nascimento, de 42 anos. “A vacina é a única garantia de proteção que temos, por isso, meu desejo é que chegue para todos e, assim, possamos ficar mais aliviados, de forma geral. Nesse período de pandemia, são muitas as incertezas que nos rondam e, por isso, recebo a vacina com muita emoção e certo alívio”, afirma Simone. 

Para o militar Osmar França, de 52 anos, a vacina é segurança. “É um passo importante para que possamos nos livrar dessa doença terrível. Agora, é seguir com os cuidados até que todos possam ser vacinados”, frisa. 

O mesmo pensamento tem o funcionário público Lenivaldo de Jesus, de 57 anos. “É um momento em que ficamos muito preocupados e a vacina veio para dar um pouco de tranquilidade. Foi com prazer que tomei a primeira dose e com o desejo de que, em breve, todos possam ter a mesma sensação que eu tive”, destaca Lenivaldo. 

O policial militar José Pedro Filho, de 48 anos, estava ansioso. “Principalmente por causa da minha família. Estava muito preocupado e, apesar de ainda pensar naqueles que ainda não tomaram, de certa forma, já ter pessoas imunizados dá um alívio”, completa.