Prefeitura acolhe familiares de pacientes e trabalhadores do Nestor Piva

Saúde
28/05/2021 17h20

Logo após o incêndio ocorrido no Hospital Nestor Piva, na manhã desta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estruturou um uma equipe dedicada ao atendimento psicológico e acolhimento aos familiares dos pacientes e funcionários da unidade.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Consultório na Rua, Jaiane Trindade, diante da situação traumática, algumas pessoas podem ser acometidas de sintomas e perturbações emocionais.
 
“Por isso, fizemos um atendimento ainda pela manhã. À tarde, fomos às unidades que receberam os pacientes para acolher familiares e profissionais que estiveram presentes durante o incidente. Sentimos que muitos deles ainda estavam tentando entender o que de fato aconteceu e que, possivelmente, no dia seguinte ocorra o que chamamos de estresse pós-traumático. Porém, como iniciamos esse atendimento com bastante antecedência, tivemos a oportunidade de já orientamos para atendimentos aos nossos serviços de apoio psicológico, caso seja necessário”, informou.

A assistente social do Nestor Piva, Karine Nascimento, que também participou dessa ação, disse que somou esforços com a equipe da SMS para fazer uma triagem dos pacientes e dos familiares que estavam precisando de atendimento psicológico.

“Fomos atendendo primeiro aqueles que estavam mais abertos no momento, e já fizemos um levantamento inicial para ações que serão realizadas pós trauma com os funcionários que demonstrem interesse deste suporte. Temos um telefone funcional da assistência social daqui do Hospital Nestor Piva [98851-7337], que pode ser acionado por qualquer familiar dos pacientes que estavam internado aqui. Outra equipe de assistentes sociais ainda irá aos hospitais para checar se algum familiar está precisando de suporte”, revelou.

A assistente social que atua no Nestor Piva, Jaine Oliveira, reforça que essa ação de procurar pelos familiares nos locais onde os pacientes foram recebidos demonstra o esforço que as equipes estão fazendo para dar todo suporte necessário aos envolvidos.

“Todo esse trabalho foi pensando na melhoria do bem-estar dos pacientes e das famílias. Por isso decidimos ir aos locais onde estão os pacientes, para prestar assistência e apoio neste momento tão difícil. Acreditamos que nossa presença pode auxiliar muito e não estamos medindo esforços para isso”, garantiu.