Prefeitura atua para reestabelecer atendimento após incêndio no Nestor Piva

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2021 18h28

Após horas de trabalho intenso para transferir os pacientes do Hospital Municipal Dr. Nestor Piva, devido ao incêndio ocorrido no início da manhã desta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju soma esforços para reestabelecer o atendimento da unidade e para atender os pacientes e familiares.

Ao longo da tarde, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acompanhada dos representantes da empresa que administra a unidade, esteve no Nestor Piva para organizar a retomada do atendimento. “Estamos trabalhando para reestabelecer o atendimento o mais rápido possível”, informa a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Além desses esforços para o retomar o atendimento, a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, organizou uma força-tarefa para prestar atendimento aos pacientes, familiares e profissionais que estavam no Nestor Piva no momento do incêndio.

“Uma equipe está trabalhando para dar informações sobre os pacientes e para acolher as famílias dos pacientes que foram a óbito. A Rede de Atenção Psicossocial, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplog), montou uma estratégia de atendimento para todos aqueles que estavam no local no momento do incêndio e que ficaram abalados psicologicamente com essa tragédia”, detalha Waneska.

Informações atualizadas
O incêndio no Nestor Piva teve início na sala de prescrição médica da ala covid, e não no setor de internamento, como foi informado inicialmente. No momento do incêndio, havia 41 pacientes na unidade, sendo 24 internados na ala covid, 14 na ala de internação geral e três em observação.

Por causa do incêndio, foi necessário evacuar e isolar toda a UPA, sendo necessário remover 35 pacientes e 37 profissionais que trabalhavam na unidade. Quatro pacientes foram a óbito, todas mulheres, com idade entre 49 e 77 anos. Três delas faleceram no local e uma durante a transferência.

Os pacientes que necessitaram de transferência foram acolhidos pelos hospitais de Urgência (Huse), da Polícia Militar (HPM), Cirurgia, Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício. Demais usuários do SUS que recebiam atendimento porta aberta e funcionários que inalaram fuligem também foram transferidos pelo SAMU.

“No momento em que tivemos conhecimento do incêndio, fizemos uma rápida articulação para encontrar leitos para a transferência dos pacientes. Graças ao aumento do número de leitos que fizemos nos últimos meses, foi possível absorver a grande maioria desses pacientes na rede municipal. Devido ao quadro clínico, alguns pacientes precisaram ser transferidos para UTI”, relata a secretária.