A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), iniciou oficialmente nesta terça-feira, 1º, a 'Semana do Meio Ambiente 2021', programação que conta com a parceria do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e do Ministério do Meio Ambiente.
O evento, alusivo ao Dia do Meio Ambiente, que é celebrado no dia 5 de junho, segue com vasta programação até 4 de junho e visa, sobretudo, mobilizar a população sobre a importância da conscientização no tocante à preservação do planeta.
Devido à pandemia, o evento conta, este ano, com adaptações, a exemplo da realização de lives e gravação de vídeos que poderão ser acompanhados por meio dos perfis oficiais do Instagram, @semaaju e @prefaracaju, e através do canal da Prefeitura de Aracaju no YouTube.
Este ano, a grande novidade é o "Carro da Árvore", projeto itinerante que visita diversos bairros da cidade e faz a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, como ipê amarelo, ipezinho, flamboyant mirim, sibipiruna, paineira, murta, graviola e mangueira, além de espécies medicinais, como capim-santo, citronela e babosa, objetivando estimular o plantio consciente.
"O Carro da Árvore é uma inovação e a forma mais próxima de chegar perto das pessoas. Sempre fazemos doações no horto florestal, mas como nós estamos com restrição de acesso, por conta da pandemia, pensamos em trazer para mais próximo da comunidade essa oportunidade de plantar na casa delas. Trouxemos técnicos analistas da arborização que podem dizer qual a melhor árvore para a sua casa, a melhor planta, para que as pessoas possam ter esse suporte, plantando a árvore adequada", explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro Andrade, ao revelar que, por dia, serão entregues cerca de 40 mudas.
Nesta terça, o Carro da Árvore esteve no bairro Jabotiana, em frente à Paróquia Santa Lúcia, e fez a alegria dos moradores, a exemplo de Tarcísio Machado Gama, de 54 anos. "Vim buscar minhas mudinhas medicinais. A ação da Prefeitura é muito boa. Está incentivando o ar puro e as plantas medicinais nos ajudam a evitar tomar remédios. Eu sou mais naturalista e gosto muito do meio ambiente. Essa ação deveria ser feita sempre. Em tempos de pandemia, as plantas nos ensinam a ter mais paciência", afirma.
Rosimare Vieira dos Santos, 58, também foi buscar suas mudas. "É uma ação bonita, porque a natureza está acabando. Recentemente, apareceu uma arara na nossa casa, porque ela não tem onde ficar e a levamos para o Ibama. Isso acontece porque estão acabando com o habitat natural delas. Meus netos e filhos também adoram plantas. Estou levando para casa babosa e citronela", conta.
A bióloga Ariel Dantas Nunes, 27, agendou com a Sema o plantio do ipezinho no quintal de sua residência. "A gente percebe que a maioria dos bairros praticamente não tem arborização de árvores nativas. A gente vê muitas árvores exóticas, principalmente amendoeiras. É necessário esse tipo de ação para mostrar para a população a importância das árvores nativas, porque muitas pessoas saem retirando as árvores da porta e não sabem dos benefícios, os benefícios da questão da polarização, por exemplo. Então, é importante ter esse tipo de ação. Vou curtir as minhas plantinhas", diz.
Os moradores que tiverem interesse em receber as mudas em casa devem entrar em contato com a Sema para agendamento da visita, através do telefone (79) 98106-0253.
Participação especial
Às 10h desta terça, a programação da Semana do Meio Ambiente contou, por meio de live, com uma participação especial: Sena, cantor, compositor e instrumentista sergipano.
"Para mim foi muita felicidade poder participar de uma semana do meio ambiente que é uma coisa que satisfaz o meu trabalho. Ao longo dos anos, a minha música fala do Sertão, fala da natureza, tanto das belezas, quanto das tristezas. Porque o Nordeste não é só coisas boas, também não são só coisas ruins. A gente geralmente canta no Nordeste, então para mim foi motivo de muita alegria poder participar da semana do meio ambiente aqui de Aracaju", destacou o artista.
Sena também fez questão de parabenizar a Prefeitura de Aracaju pelo evento. "Está de parabéns a Sema, estão de parabéns todos os órgãos envolvidos nessa semana do meio ambiente. Eu acho que todos os eventos que são com temas voltados à natureza são importantes, não somente na semana do meio ambiente, ele poderia ser importante o ano inteiro com a divulgação o ano inteiro. Infelizmente nós vivemos num sistema onde você tem que estar sempre batendo, massacrando e martelando para que as pessoas possam estar entendendo o que você está querendo repassar", conclui o cantor.
Confira a programação
Dia 1º de junho
- Abertura com a Live Musical do cantor Sena. A transmissão ocorreu por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do YouTube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;
- Carro da árvore no bairro Jabotiana, das 8h às 13h.
Dia 2 de junho
- Live “Arborização - Onde e como plantar?”, com a participação do coordenador do Horto Florestal de Aracaju, Vitor Melo. Transmissão por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do Youtube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;
- Carro da árvore no bairro Soledade, das 8h às 13h.
Dia 3 de junho
- Compartilhamento de vídeos ambientais sobre reciclagem, iluminação pública e arborização urbana.
Dia 4 de junho
- Live “Visita guiada no manguezal”. Transmissão por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do Youtube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;
- Carro da árvore no bairro Aruana, das 8h às 13h.