Covid-19: Prefeitura vacinou mais 2.824 aracajuanos nesta terça-feira, 1º

Saúde
01/06/2021 20h33
Início > Noticias > 90846

Nesta terça-feira, 1º, a Prefeitura de Aracaju avançou no Plano Municipal de Imunização e alcançou a marca de 159.347 vacinados na capital, o que representa 23,9% da população. Das 2.824 pessoas vacinadas na ação do dia, entre os grupos já incluídos, estão sendo vacinadas pessoas sem doenças pré-existentes 58+, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente grave 57+. 

Além destes, os profissionais da Educação, do transporte público, de segurança, forças armadas e de salvamento também estão sendo vacinados e precisam, obrigatoriamente, realizar cadastro no site da Prefeitura de Aracaju, através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Após o cadastramento, o usuário deverá gerar o código de validação e apresentá-lo ao se vacinar. 

Pontos de vacinação e documentos necessários
As Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra covid-19 são: UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Anália Pina (Santos Dumont); UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas); UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo); UBS Adel Nunes (América); UBS Manoel de Souza Pereira (Jabotiana); UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio); UBS Cândida Alves (Rua São João); UBS Celso Daniel (Santa Maria); UBS Amélia Leite (Suíssa); UBS Roberto Paixão (17 de Março); e UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos).

Também são pontos de vacinação o CRAS João de Oliveira Sobral (Santos Dumont); a Estação Cidadania (Bugio), o Auditório Antônio Vieira Neto (Praça Dom José Thomaz – Siqueira Campos), Centro Educacional Futuro Feliz (18 do Forte) e o Colégio CCPA (quadra com acesso pela Rua José Humberto Pinto do Vale – Grageru). Todos funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h. 

Em todos os pontos é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF, cartão de vacina e comprovante de residência. Para as pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas nessa condição, e os deficientes permanentes 57+, também é necessário apresentar relatório médico datado dos últimos seis meses. Todas as categorias profissionais incluídas na vacinação devem apresentar, além dos documentos pessoais e cartão de vacina, o código de validação cadastral. 

Gratidão e esperança
Raquel Martins é profissional da Educação e foi vacinada no drive. Emocionada, ela define o recebimento da primeira dose.  “Diante de tudo que temos passado, esse momento é a concretização de um sonho. É muito difícil para todo mundo e em especial, para nós professores, além da dificuldade que a própria pandemia impôs na nossa profissão, a gente teve que se reinventar. Estou super feliz e espero que chegue o mais rápido possível para todos. Esse é o meu maior desejo”, afirmou. 

Na UBS Adel Nunes, com o cartão de vacina nas mãos, Naiane Silva de Oliveira falou que não via a hora de se vacinar. “Estava super ansiosa para que esse dia chegasse. Já tive covid duas vezes e foram experiências horríveis, nem quero mais lembrar. Essa proteção vai me deixar mais tranquila e principalmente porque também tenho meus pais, que já receberam a primeira dose. Estou muito feliz!”, declarou a jovem, inserida no grupo de pessoas com comorbidades. 

Já no Auditório Antônio Vieira Neto, cercada das colegas de trabalho que fizeram questão de registrar o momento, a coordenadora educacional Leane Barbosa resumiu seu sentimento em uma palavra: gratidão.

“É muita felicidade em poder estar vacinada nesse momento, onde muitas pessoas perderam suas vidas. É um sentimento de felicidade e gratidão por receber essa vacina, que também representa segurança, já que ficamos sempre tensos em sala de aula, pela situação vulnerável que todos acabam vivendo. Dá um certo alívio e conforto”, disse.