Consultório na Rua realizou 1.574 atendimentos no primeiro quadrimestre do ano

Saúde
02/06/2021 16h01

Nos quatro primeiros meses de 2021, o Consultório na Rua (CnR) realizou 1.574 atendimentos à população em situação de rua, na capital sergipana. A estratégia, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é formada de equipes multiprofissionais e realiza ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população, garantindo a ela o acesso, a inclusão e o cuidado.

De acordo com a coordenadora do CnR, Jayane Trindade, os atendimentos, em sua parte parte, são realizados junto a pessoas do sexo masculino e a faixa etária mais comum está entre 25 e 30 anos.

“Esse levantamento abrange os atendimentos realizados na sala da sede administrativa do Consultório na Rua, nos abrigos fixos e temporários mantidos pelo Município e nas abordagens na rua. Em 2021, até o momento, tiveram destaque 150 testagens de covid-19, 52 ações de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis [ISTs/HIV], 15 acompanhamentos de caso de pré-natal, 40 acompanhamentos de caso com pressão arterial sistêmica, 12 acompanhamentos de caso com tuberculose e 10 acompanhamentos de casos com sífilis”, destacou.

Ainda segundo Jayane, as ações ofertadas para a população em situação de rua são de educação em saúde, rodas de conversa, atendimento individual clínico, escuta psicológica, encaminhamentos e articulação para documentação civil básica, benefícios previdenciários, assistenciais, articulação com órgãos de proteção e outras ações.

Surgimento e Atividades
O CnR surgiu em junho de 2015 e este ano completa seis anos de desenvolvimento de atividades no espaço público, nos dispositivos do território em que a população assistida se encontra (casas de Acolhimento, Centros Sociais, e Caps), realizando busca ativa no território, bem como atendimentos na rua, e seguindo um plano de cuidado individualizado. 

Atualmente, o CnR é composto de duas enfermeiras, uma psicóloga, uma técnica de enfermagem, um médico, duas assistentes sociais e uma coordenadora. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e tem como sede administrativa a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Céu, localizada na rua Maruim, no Centro. 

Consultório e a pandemia
“A gente sempre teve uma rotina de oferecer cuidado na rua, mas com a pandemia a demanda aumentou. Quem está na rua e deseja ir para o abrigo como forma de prevenção a gente faz o direcionamento. Também fazemos o encaminhamento para o abrigo específico de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, para as pessoas com sintomas de síndrome gripal”, explica Jayane.