Programação da Semana do Meio Ambiente é instrumento de conscientização

Agência Aracaju de Notícias
05/06/2021 06h00

Desde a última terça-feira, 1º, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realiza uma semana especial, ação concluída nesta sexta-feira, 4, em alusão ao 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.
 
Ao longo dos últimos dias, contudo, devido à pandemia e, portanto, à impossibilidade de desenvolver ações presenciais, a Secretaria realizou uma série de atividades remotas e, de forma inédita, colocou para circular o Carro da Árvore, que distribuiu mudas de plantas em pontos estratégicos da cidade.

A Semana do Meio Ambiente tem como principal objetivo trabalhar a sensibilização ambiental, como ressaltou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos. “O foco é chamar a atenção para a importância da preservação e conservação dos ativos ambientais. O intuito é chamar a atenção para os cuidados e medidas que devemos tomar no hoje, pensando nas futuras gerações que herdarão tudo o que construirmos no momento atual”, afirma. 

Neste sentido, a Prefeitura trabalhou, durante a semana, com lives, vídeos educativos compartilhados no canal do YouTube, além do Carro da Árvore, um esforço para manter as ações, mesmo no período de distanciamento social. 

Para quem acompanha a semana alusiva todos os anos, o evento de 2021, apesar do formato diferenciado, não deixou a desejar. 

Foi o que destacou o professor José Bezerra Neto, coordenador do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus-PEAS, instituições que têm parceria com a Prefeitura, no âmbito da educação ambiental. 

“A semana alusiva carrega muita importância porque é uma oportunidade de falarmos mais incisivamente sobre a necessidade da conservação e preservação do meio ambiente. Conheço muito o trabalho que a Sema vem desenvolvendo, inclusive com parceria, e, neste ano, especificamente, a Semana do Meio Ambiente, mesmo com o formato diferenciado, foi fantástica porque encontrou uma forma de chamar a atenção das pessoas através de maneira alternativas. Manter a população informada é fundamental para que possamos fazer a manutenção do meio em que vivemos. Quanto mais o cidadão comum for aproximado das ações, mais consciente ele pode se tornar e, assim, ser um multiplicador de boas ações para o meio ambiente”, ressalta o professor. 

A voluntária do Aracaju Lixo Zero e consultora ambiental, Ceiça Vieira, acredita que a educação ambiental é o primeiro passo para a conscientização. 

“Fiquei muito grata pelas ações da Sema, sobretudo porque tocou no assunto em que me dedico e vejo como fundamental para que possamos trabalhar melhor a forma como tratamos o lixo e tudo o que produzimos. Através de ações como as realizadas pela Sema, podemos chegar mais perto da população, no sentido de instruir e muni-la de informações essenciais para um mudança de comportamento”, frisa Ceiça. 

As atividades realizadas no decorrer da semana foram estrategicamente pensadas, sobretudo o Carro da Árvore, uma ação que levou mudas a regiões onde o plantio precisa ser impulsionado, inclusive com a participação população. Foi o que acrescentou a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, Heloísa Rodrigues. 

“A Semana é um momento para sensibilizar a população quanto à conservação e preservação dos recursos naturais existentes no nosso município, mas também divulgar os projetos que a Prefeitura desenvolve, entre eles o Programa de Requalificação Urbana que contempla ações como as de arborização, promovendo o desenvolvimento sustentável de Aracaju. A intenção é fazer com que melhoremos os índices de áreas verdes públicas. O Carro da Árvore é uma ação que atende aos bairros que são atendidos por obras do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], por exemplo, ou seja, a intenção é gerar o desenvolvimento nos mais diversos aspectos e, com isso, trabalhar para fazer Aracaju crescer de maneira sustentável”, aponta Heloísa.