Prefeitura mantém fiscalizações reforçadas nos feriados e finais de semana

Defesa Social e Cidadania
04/06/2021 14h14

A faixa litorânea da capital vem recebendo fiscalizações sistemáticas aos finais de semana e feriados, com foco no cumprimento aos decretos do Poder Executivo, que visam evitar aglomerações e conter a propagação do novo coronavírus. Nessa última quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, a Prefeitura de Aracaju manteve as ações reforçadas, ao longo de todo o dia.

"Infelizmente ainda tivemos uma grande movimentação no feriado de Corpus Christi. Muitas pessoas foram às praias, o que dificulta a nossa fiscalização e aumenta o risco de contaminação pela covid-19, principalmente em transportes públicos. Nós entendemos a vontade da população de ir à praia, mas é importante que respeitem as medidas", salientou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

O gestor esclarece, ainda, que há liberação entre segunda-feira e sábado, no entanto com impossibilidade nos domingos e feriados, quando estão fechadas para atividades individuais ou coletivas. "No sábado reforçamos as fiscalizações aos bares e restaurantes, que podem ser abertos desde que cumpram as normas sanitárias definidas pelo poder público", frisou.

Os 26 km de praia, da Coroa do Meio até a praia do Viral, recebem a ação integrada da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, Guarda Municipal (GMA) e do Procon Aracaju, juntamente com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. Há, além disso, atuação de órgãos do Governo do Estado.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, apesar do grande fluxo de pessoas no feriado, os órgãos coibiram aglomerações. "Tivemos bastante trabalho durante o feriado, mas conseguimos evitar as aglomerações, orientamos as pessoas a retornarem para as suas casas", considerou.

As ações seguem ao longo do final de semana. "O índice de contágio ainda está muito alto. Os hospital estão no limite da sua capacidade. Por isso, fiquem em casa, colaborem, façam uso da máscara, higienizem as mãos frequentemente com álcool 70% ou outro produto eficaz e mantenham o distanciamento social", alertou o secretário Luís Fernando.