Covid-19: Prefeitura vacinou mais 3.966 aracajuanos nesta sexta-feira, 4

Saúde
04/06/2021 18h00

A Prefeitura de Aracaju vacinou nesta sexta-feira, 4, 3.966 pessoas contra o coronavírus, o que representa 24,89% da população da capital sergipana. Para possibilitar essa quantidade de aplicações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 18 pontos de vacinação, distribuídos estrategicamente por toda a cidade, além do drive-thru, montado no Parque da Sementeira.

Os grupos prioritários, nesta sexta, foram ampliados para os trabalhadores da educação com 30 anos ou mais nascidos de julho a dezembro e deficientes permanentes graves a partir dos 57 anos. Pessoas dos demais públicos-alvo já contemplados que ainda não receberam a primeira dose e vacinados há mais de 90 dias com a AstraZeneca também receberam a vacina.

A aposentada Vilma da Silva, ao receber a segunda dose, reforçou a importância de se completar o ciclo da imunização. “A segunda dose é muito importante para completar o ciclo. Então, façam igual a mim, venham tomar a segunda dose. Vacina sim”, incentivou.

Wilson Gomes Melo, de 79 anos, destacou que a vacina é essencial para garantir a segurança não só do imunizado, mas de todos que convivem com ele. “Tomei a segunda dose aqui no drive, e essa vacina é uma bênção de Deus. Peço que as pessoas venham se vacinar para ficarem despreocupadas e para despreocupar quem também está em casa com elas”, destacou.

A professora Rosiene Rodrigues de Oliveira, de 52 anos, reforça que o ato de se vacinar significa proteção. “Essa é a maior importância para mim. Trabalhamos e convivemos com crianças, então precisamos nos proteger com essa vacina. O atendimento aqui foi perfeito, nota dez. Desde a recepção e do cadastro, até a aplicação da dose, não tenho nada a dizer dessa organização”, elogiou.

Fim de semana
Neste sábado e no domingo, dias 5 e 6, funcionarão quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o auditório Antônio Vieira Neto e o ponto montado no Parque da Sementeira. Com exceção do drive, que funcionará das 8h às 17h, os demais pontos estarão abertos das 8h às 16h.

As UBSs Augusto Franco (Farolândia), Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Francisco Fonseca (18 do Forte) e o drive vacinarão pessoas que precisam tomar a primeira ou a segunda dose. Já a UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e o auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos) vacinarão apenas quem necessita da primeira dose.

As pessoas incluídas nos grupos de vacinação deverão apresentar documento de identificação com foto e CPF, cartão de vacina e comprovante de residência. Pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas nessa condição e os deficientes permanentes 57+, também devem apresentar relatório médico datado dos últimos seis meses.

Todas as categorias profissionais incluídas na vacinação devem apresentar, além dos documentos pessoais e cartão de vacina, o código de validação. Quem optar por se vacinar no drive ou no auditório Antônio Vieira Neto, necessariamente deve se cadastrar no site VacinAju para gerar o código e apresentá-lo no momento da vacinação.