Leitos municipais no Hospital Santa Isabel atenderam 78 pacientes no 1º mês de funcionamento

Saúde
09/06/2021 17h00

Os leitos de baixa e média complexidade mantidos pela Prefeitura de Aracaju no Hospital Santa Isabel, para o atendimento de pacientes com covid-19, realizaram no primeiro mês de funcionamento 78 atendimentos, dos quais 54 tiveram alta, oito foram a óbito e 16 permanecem internados.

Considerando o aumento de casos, a Prefeitura vem buscando desde o início do ano novas estratégias e realizando tratativas para a ampliação de leitos. De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, todo o trabalho de ampliação de leitos tem objetiva otimizar o fluxo de pacientes com covid que chegam às urgências municipais com necessidade de internamento. 

“Mesmo com uma demanda instável, avaliando regularmente nossa ocupação de leitos e os números de novos casos, temos conseguido agir com planejamento, assegurando a oferta do serviço e com parcerias importantes, além das já existentes e a mais recentes com o Hospital Santa Isabel”, explica a secretária.

Os 30 leitos funcionam em um espaço anexo à maternidade da unidade hospitalar e são gerenciados pelo Instituto Humaniza, que é uma organização social do terceiro setor, sem fins lucrativos, através de termo de cooperação.

“Dos leitos que foram implantados no local, 20 são destinados para enfermaria e dez para o atendimento de casos críticos. Para utilizar o espaço, a gestão municipal realizou melhorias estruturais no local, que poderão ser revertidas à população após a pandemia”, enfatiza Waneska.

Com toda a estrutura necessária e oferta de oxigênio da usina do hospital, adquirida recentemente, a população tem a garantia de que não faltará abastecimento desse insumo. Todas essas vantagens fizeram com o que o Município montasse esta logística e pudesse disponibilizar à comunidade mais uma ferramenta para ajudar no enfrentamento à pandemia.

Aproveitamento
A secretária ainda informou que todo o material investido para montar a nova ala de retaguarda no Santa Isabel será aproveitado pela SMS futuramente. "Quando a pandemia terminar poderemos usar esses leitos como retaguarda clínica para nossos hospitais, caso haja demanda. Essa possibilidade reforça nossa preocupação e comprometimento com a saúde da população", reforça.

Rede Municipal
Atualmente, a Prefeitura oferta 157 leitos exclusivos para pacientes com covid-19: 30 no Hospital santa Isabel, 28 de retaguarda no Hospital João Alves Filho (Huse), 30 leitos no Hospital Municipal Nestor Piva, 26 leitos no Hospital Municipal Fernando Franco, 19 no Hospital São José, 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.