Mesmo com aulas remotas, escolas municipais inovam para abordar temática junina

Educação
11/06/2021 14h00

Nestas primeiras semanas do mês de junho, as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju têm tirado bandeirolas, chapéus de palha e a alegria do ciclo junino dos armários para decorar o ambiente escolar e fomentar as tradições juninas.

E não só os enfeites, mesmo sem aulas presenciais, gestores escolares e professores têm usado a criatividade e trabalhado a temática entre seus alunos através de práticas pedagógicas remotas, como vídeos, contação de histórias, brincadeiras e desafios.

Na Escola de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, no bairro Siqueira Campos, além da entrada decorada em alusão à época, a equipe docente já inseriu a cultura junina nos conteúdos passados aos alunos durante as aulas online e atividades impressas.

Segundo a diretora da unidade de ensino, Angélica de Jesus, além de ser trabalhando de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o tema está inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino.

“Como constata o PPP, entendemos a criança como sujeito de direito e que consegue construir o seu conhecimento com ajuda do adulto, professora ou alguém da família, por isso, não poderíamos deixar de trabalhar a nossa cultura popular e tudo que diz respeito a ela: músicas, danças e comidas. É uma temática tão rica dentro da Educação Infantil, tanto que também preparamos lembrancinhas relacionadas à memória afetiva para eles levarem para casa, como prendas e outros mimos do tema junino”, explica a diretora da Emei Garcez Vieira.

Do bairro América, a Emei Joaquim Cardoso de Araújo tem data marcada para seu tradicional arraial, que acontecerá, pela segunda vez, em razão da pandemia, de forma online. Toda a comunidade escolar segue engajada no projeto ‘São João é Coisa Nossa’, cujo a culminância será realizada como festinha virtual por meio do aplicativo Google Meet, com toda a escola vivenciando apresentações de danças, brincadeiras juninas e bastante música sergipana.

“Contamos sempre com a colaboração das famílias, que são os mediadores da aprendizagem, dos professores e de toda a equipe da Emei Joaquim, porque sempre somamos uns com os outros para resultar num diferencial. Neste mês de junho a escola tem um cronograma de atividades com contação de histórias, musicalização, confecção de bandeirinhas, atividades de recorte e colagem. No dia 21 teremos, às 17h, nossa segunda live junina durante a pandemia. Nela, entre outras atrações, o pai de uma aluna cantará e tocará abordando canções sergipanas e relacionadas ao tema junino. Este é um período encantador e foi o meio que encontramos de nos juntarmos para festejar”, detalha Cristiane Costa, diretora da Emei Joaquim Cardoso.

Para a Emei Manoel Eugênio do Nascimento, no bairro Santos Dumont, a temática de São João está inserida no projeto do segundo bimestre ‘O Meio Ambiente e Nossas Raízes’, qye enaltece os festejos juninos como parte da identidade do povo brasileiro e nordestino. A coordenadora pedagógica da escola, Silvia Pereira, afirma que o tema já é tradição na escola e que, apesar da pandemia, as gestoras escolares e professoras não deixam de organizar o local.

“É muito importante trabalharmos este tema, faz parte da nossa identidade e nós, gestores escolares e demais trabalhadores da escola estamos nesse espaço diariamente e, trabalhando aqui dentro, merecemos estar num local que nos anime e motive, mesmo sem as crianças estarem conosco, infelizmente. Temos o vínculo com o aluno também, mandamos vídeos, fotos e em alguns momentos eles vêm à escola e estamos sempre bem preparados para recebê-los, porque a escola é porta aberta para a família”, conta Silvia.

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, no bairro Jabotiana, a valorização da tradição está presente, até mesmo, nas aulas de Educação Física. A professora da disciplina na Emef, Verônica Reis, está abordando as brincadeiras juninas de forma prática, incentivando a realização das atividades físicas nos alunos e incrementado com ludicidade, cultura e participação familiar, já que as mães, pais ou familiares também se interessam pelos exercícios passados por ela e acabam por se divertir com as crianças.

“As brincadeiras típicas do período junino estão dentro da temática do conteúdo Jogos Populares. Como o período junino é algo tradicional da nossa região, eu não poderia deixar passar em branco. Ainda que à distância e com o ensino remoto, faço questão de enfatizar aos meus alunos a importância de mantermos viva a tradição das brincadeiras juninas, a exemplo da corrida do ovo, a dança da laranja e etc. O objetivo dessas atividades é fazer com que eles é vivenciem a temática e que continuem se movimentando, mesmo em casa, praticando a atividade física de uma forma lúdica, detalha a professora de Educação Física.