A maior festa junina de Sergipe, o Forró Caju, evento que projetou Aracaju como a “Capital do Forró”, é realizado desde o ano de 1993, porém, com a pandemia, o formato do evento foi modificado e adaptado para o ambiente virtual da internet, tornando-o "Forró Caju em Casa".
Mas a mudança não foi apenas no formato e no nome. Desde o ano passado, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), seleciona os artistas por meio de edital, o meio mais democrático encontrado pela gestão municipal para auxiliar os profissionais da música, num período em que a somação de esforços tem sido ainda mais essencial para a retomada do setor.
Este ano, o Forró Caju em Casa foi lançado no dia 18 de maio e, na ocasião, foi anunciado, também, o edital de seleção dos artistas que participarão da edição deste ano, a qual inicia nesta quinta-feira, 17, com o Fórum do Forró, e segue até o dia 30 de junho com exibições online, somando 82 atrações, entre trios pé de serra e bandas com vertentes do forró, arrocha e piseiro.
Além do espaço democrático para artistas de novas vertentes do forró, como forma de contribuir para inserção dos mesmos e o consequente apoio durante o período pandêmico, o marco das duas últimas edições tem sido a escolha das atrações por meio de edital, o que não acontecia nas edições anteriores. Assim, o evento se firma como um meio de preservação cultural e aquecimento da cadeia artística.
Ao todo, a Funcaju recebeu 343 inscrições de artistas de diversos gêneros, e a seleção dos mesmos seguiu critérios de pontuação que levaram em conta a excelência artística, com escala de 0 a 60 pontos, e portfólio, com escala de 0 a 40 pontos.
Para os contemplados, a seleção ocorreu de forma justa. Com anos de estrada na música e no Forró Caju, Jailson do Acordeon acredita que a Prefeitura vem acertando, no que diz respeito às seleções realizadas.
“Por meio de edital, a seleção acontece de forma abrangente, acolhendo, com igual chance de escolha, todos os artistas interessados. Além disso, o Forró Caju em Casa é um evento que veio a nos ajudar muito, já que, pelo segundo ano consecutivo, não teremos os festejos juninos com público. Muitos músicos do ramo estão sem trabalhar, então, é um suporte muito importante. O edital é um instrumento justo e o poder público tem acertado”, destaca Jailson.
Assim como no ano passado, Virgínia Fontes vai participar da edição de 2021 no Forró Caju em Casa. Para ela, é mais uma oportunidade de se manter na ativa.
“Achei muito bacana que, neste ano, foram selecionados mais artistas, o que é muito positivo, principalmente pela amplitude e abrangência do edital, contemplando outras vertentes da música. O período tem sido muito difícil para todos os artistas, então, esse evento, além de ser uma forma diferente de interação com o público, que exige adaptações, é também uma maneira de explorar nossas potencialidades, e a alegria é a mesma, afinal, precisa existir o respeito a quem nos assiste”, afirma Virgínia.
O gosto de participar, pela primeira vez, do evento, traz consigo a realização de um antigo sonho, como conta Liene Show.
“Sou sergipana e acompanhava o Forró Caju com o desejo de, algum dia, poder participar. Esse edital me possibilitou isso, o que, antes, não sei se seria possível. Ainda que de forma virtual, sinto uma imensa alegria e emoção de fazer parte das atrações que vão levar certa leveza às pessoas que estão em casa. A forma de seleção dos artistas é mais um ponto positivo do evento, já que foi democrática, justa e coerente”, pontua Liene.
Investimento
No ano passado, foram investidos R$309 mil para a realização do evento virtual, que gerou mais de 280 mil visualizações no canal do YouTube da Prefeitura. Foram contemplados, diretamente, cerca de 300 artistas.
Em 2021, serão injetados R$428 mil na economia local, recursos que estão sendo investidos de forma bem estruturada. Este ano, o evento conta com a parceria da Uninassau, Construtora Stanza e TVs Câmara de Aracaju, Alese e Atalaia.
Assim como no ano passado, a programação deste ano será exibida pelo canal da administração municipal no YouTube, de 17 a 30 de junho. Além dos shows, o evento contará com o Fórum do Forró, nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, às 20h, no canal da Prefeitura no Youtube. No dia 19 serão iniciadas as apresentações dos artistas, com aproximadamente 100 horas de exibições online.
Além da transmissão feita pelo canal do YouTube da Prefeitura, parte da programação será exibida nas TVs Alese, Câmara e Atalaia. O evento também terá destaque na PMA Rádio Corredor, no AjuPlay e todas as redes sociais da Prefeitura e Funcaju.
Após serem transmitidos no canal do YouTube, os shows serão disponibilizados na plataforma de streaming "AjuPlay".