Prefeitura discute Plano Plurianual de Aracaju com gestores municipais

Planejamento e Orçamento
16/06/2021 16h00

Um plano que deve ser construído a cada quatro anos, visando estabelecer, a longo prazo, diretrizes, metas e objetivos, no sentido de fortalecer o processo de planejamento, tornando a administração pública cada vez mais transparente e responsável.
 
Assim pode ser definido o Plano Plurianual (PPA), cujo projeto foi discutido nesta quarta-feira, 16, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, e que reuniu representantes de diversos órgãos e empresas públicas ligadas ao Executivo municipal.

“Nossa gestão tem um compromisso que é o de transformar Aracaju num lugar cada vez mais moderno e humano, tendo como ponto de partida o bem-estar de cada cidadão. E para que haja a efetivação disso é necessário planejar. Para isso, temos trabalhado em duas ferramentas que é o Planejamento Estratégico e o Plano Plurianual, pois é através deles que melhoraremos o dia a dia da população aracajuana”, destacou o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira.

De acordo com o coordenador de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cogeor/Seplog), José Leilton de Almeida, que lidera o projeto, a ideia do encontro foi de discutir com os gestores sobre o orçamento do município para desenvolver ações e programas que serão executados no período de 2022 a 2025. Segundo ele, há um cronograma a ser executado durante todo este ano no sentido de que o PPA seja efetivado.

“Esse cronograma foi iniciado em maio, com a apresentação do ciclo de trabalhos que alcança todas as pastas ligadas à Prefeitura de Aracaju. Hoje, estamos realizando a primeira reunião com as equipes dessas unidades para avaliação das ações pactuadas a partir da criação do Grupo Coordenador do Planejamento Plurianual 2022/2025”, explicou, acrescentando que todo o projeto é executado em concomitância com o Planejamento Estratégico do Município.

Corroborando com Leilton, o consultor do Planejamento Estratégico, Júlio Filgueira, destacou que não há como o projeto no qual atua ser executado separado do Plano Plurianual. “Na nossa visão, e na visão do prefeito Edvaldo Nogueira, não poderia ser diferente, porque o instrumento PPA é também um mecanismo de controle social e, portanto, ele tem que expressar aquilo que realmente a gestão quer priorizar”, disse.

Júlio ainda acrescentou que o foco das discussões tem sido “fazer com que o Projeto de Lei que vai ser formatado com a proposta de PPA, esteja completamente aderente àquelas perspectivas, objetivos estratégicos, projetos e programas que o Planejamento Estratégico estabeleceu”, ressaltou, enfatizando que quando se pensa a cidade, e não apenas o dia a dia dela. “Se consegue estabelecer prioridades a partir das importâncias para o cidadão e não apenas das urgências, e o PPA ajuda nisso”.

Cronograma
As ações relativas ao Plano Plurianual 2022/2025 foram iniciadas em maio deste ano com a apresentação do ciclo aos gestores. Além do encontro desta quarta-feira, 16, outros eventos estão agendados até a aprovação do Projeto de Lei do Planejamento Plurianual (PLPPA) e posterior sanção do prefeito Edvaldo Nogueira, atos que devem ocorrer até a segunda quinzena de dezembro deste ano.

Presenças
Além dos assessores e diretores de Planejamento, e Administrativo Financeiro, dos órgãos e empresas públicas, também estiveram presentes na reunião representantes do Planejamento Estratégico municipal e da Câmara Municipal de Aracaju.

Para o assessor para Assuntos Governamentais da Controladoria-Geral do Município, Roberto da Costa Santos, esse tipo de evento é basilar na construção do PPA 2022/2025, pois é o momento no qual as pastas se encontram para receberem as devidas orientações e alinhar ideias. “A CGM é o órgão de controle interno do Poder Executivo de Aracaju, e deve estar sempre presente nessas ações, pois é ele o responsável pela fiscalização da gestão municipal”, pontuou.