Prefeitura implanta canais para aperfeiçoar iluminação pública com participação popular

Infraestrutura
17/06/2021 16h30

A Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Aracaju representa um fator histórico, já que, até 2022, a cidade será a primeira capital do país a trocar 100% da iluminação pública pela tecnologia de LED.

Essa modernização faz parte da efetiva atuação da Prefeitura de Aracaju para tornar a cidade cada vez mais inteligente, viabilizando, assim, o progresso da população pelas vias da tecnologia, sanando, por diversas frentes, problemas urbanos.

Desde o começo deste mês, contudo, o parque de iluminação pública da capital já passou a ser gerenciado pelo consórcio Conecta Aracaju/SA que, supervisionado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e tem apresentado uma série de avanços para Aracaju, mais uma vez agregando os meios tecnológicos ao progresso tão almejado, a exemplo da última ação implementada.

Na quarta-feira (16), foi efetivado o conjunto de canais para que a população possa colaborar com o aperfeiçoamento da iluminação pública na capital, contando com um aplicativo para smartphones, um portal na internet, um call center e um ponto fixo de atendimento.

A implementação representa, também, mais uma forma de fortalecer a comunicação com o cidadão, como tem sido feito em outras ações da Prefeitura, e, consequentemente, otimizar a resolutividade das questões que envolvem o desenvolvimento da cidade.

“O objetivo, com esses canais, é incentivar a participação popular na resolução de problemas relacionados à iluminação pública. Por exemplo, quando houver uma lâmpada queimada na rua de casa, o cidadão pode baixar o aplicativo, acessar o site, ou ligar para o 0800 e informar sobre a necessidade de manutenção que a equipe se dirigirá até o local para fazer o reparo”, explica Sérgio Ferrari, secretário da Infraestrutura e presidente da Emurb.

O secretário destaca que a Prefeitura de Aracaju está sempre em busca de avanços, utilizando os recursos tecnológicos para aperfeiçoar a gestão pública e a oferta de serviços de forma inteligente, inovando e trazendo modernidade para o enfrentamento dos problemas urbanos. “Antes, só tínhamos o 0800, agora é possível fazer isso de forma muito prática, através do aplicativo no celular ou do portal”, enfatiza Ferrari.

O parque de iluminação pública de Aracaju possui cerca de 60 mil pontos luminosos. O serviço de reposição de lâmpadas queimadas é realizado diariamente e, somente este ano, foram substituídas uma média de 1.900 lâmpadas por mês.

“Com esses novos canais, haverá uma maior participação popular na gestão da iluminação pública, identificando os problemas com maior agilidade. Por isso é fundamental que a população colabore e utilize esses canais para informar os problemas”, reforça o secretário.

Os canais
O aplicativo Conecta Aracaju está disponível para download gratuito na PlayStore (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada). Após o download, o usuário é apresentado às funcionalidades do aplicativo por meio de um passo a passo. Na plataforma, é possível informar o local exato no mapa de Aracaju, indicar qual é o problema e enviar a solicitação de reparo, que é repassada para a central de atendimento.

Para evitar falsas denúncias, o cidadão precisa informar dados pessoais e o e-mail na primeira solicitação feita no aplicativo. O prazo de atendimento pode ser imediato ou de 24h, 48h e 72h, a depender da complexidade do reparo.

Outro meio para informar eventuais problemas com a iluminação pública é o portal Conecta Aracaju Cidade Iluminada (https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/), que tem o mesmo procedimento do aplicativo, só que sem necessidade de fazer o download, podendo ser acessado pelo computador.

Além desses novos canais, estão em funcionamento o call center, através do 0800 002 1743, disponível 24h, todos os dias da semana, e o ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo, aos fundos da loja do Sales Materiais de Construção.

PPP Iluminação Pública
Essas melhorias que estão sendo implementadas são resultado da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública entre a Prefeitura de Aracaju e o Conecta Aracaju/SA, contratado para gerenciar a modernização do parque de iluminação pública da capital. A partir do mês de agosto, as lâmpadas existentes começarão a ser substituídas por lâmpadas de LED.