Prefeitura promove oficina online de sustentabilidade em parceria com a UFS

Formação para o Trabalho
17/06/2021 20h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio das ações de qualificação profissional desenvolvidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou, nesta quinta-feira, 17, a oficina online de capacitação com o tema os 5 R’s da Sustentabilidade, ministrada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

A Fundat se preocupou em trazer essa temática para ser debatida dentro da oficina online para que a comunidade pense além e busque entender de maneira mais aprofundada o conceito de sustentabilidade.

A sustentabilidade propõe para os seres humanos repensarem as suas atitudes com o meio ambiente. O intuito é suprir as necessidades das pessoas sem agredir a natureza e fazê-las pensarem em um futuro melhor para as próximas gerações.
 
Para que o indivíduo consiga ter um estilo de vida mais consciente, o conceito de sustentabilidade se baseia no que é chamado de Os 5 R’s: reduzir, repensar, recusar, reciclar e reutilizar. Cada um desses elementos tem um propósito bem definido e que pode ser praticado no dia a dia. 

Para a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, o ser humano precisa aprender a viver em conjunto com o meio ambiente e os recursos naturais que ele oferece. “Estamos muito satisfeitos em promover uma capacitação voltada para essa área. A equipe da Fundat se empenhou muito para trazer essa oficina para a população de Aracaju a fim de que esse assunto alcançasse mais pessoas. Ficamos honrados em proporcionar essa oficina, graças à parceria com a Universidade Federal de Sergipe”, ressalta a presidente. 

De acordo com a doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano, Sueli Pereira, 50, que coordena um projeto de extensão da UFS destinado a ofertar oficinas de qualificação para os cidadãos que utilizam os serviços da Fundat, o objetivo da parceria entre a universidade e a Fundação é levar qualificação sobre temas diversificados com o intuito de aprimorar os conhecimentos e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
 
“A nossa missão junto à Fundat é oferecer capacitação de forma gratuita para que as pessoas tenham a oportunidade de se candidatar para as vagas de emprego com o currículo mais enriquecedor e atrativo”, explica Sueli.

Conteúdo enriquecedor
Segundo a doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS e instrutora da oficina, Cristiane Neyre, 36, foi fundamental a Fundat ter proporcionado um debate sobre essa temática.
 
“Sem dúvidas, a troca de conhecimento e informações referente ao meio ambiente foi bastante enriquecedora. Além disso, é uma ótima oportunidade de sensibilizar a população quanto às atitudes sustentáveis e também ensinar formas práticas da organização no ambiente de trabalho”, diz Cristiane.

A oficina trouxe uma dinâmica acolhedora para os alunos. Com isso, o conteúdo ministrado pela instrutora trouxe uma introdução referente aos conceitos do meio ambiente. Também contemplou a explicação sobre os 5 R's da sustentabilidade e os 5 Sensos para executar um bom trabalho de forma individual ou em equipe. 

Para a contadora e aluna da oficina Maria José Lima, 48, entender mais sobre o meio ambiente sempre foi um interesse. “O conteúdo foi de extrema importância para mim. A Fundat está de parabéns por oferecer estas oficinas. É primordial adquirir conhecimento em várias áreas para nós, principalmente nesta época de pandemia”, conta Maria.