Prefeitura vacinou mais de nove mil aracajuanos nesta sexta-feira, 18

Agência Aracaju de Notícias
18/06/2021 18h30

Sob a égide do planejamento estratégico, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue avançando, a cada, dia, com a campanha de imunização da população aracajuana contra o coronavírus.

 
Nesta sexta-feira, 18, a gestão municipal vacinou 9.011 pessoas, o que levou a capital a atingir a marca de 34% da população aracajuana vacinada contra a doença causada pelo Sars-CoV-2, totalizando, até o momento, 226.131 pessoas vacinadas.  

O cronograma contemplou, hoje, os aracajuanos de 47 e 48 anos. Os demais públicos, estabelecidos pela SMS anteriormente, seguem tomando tanto a primeira quanto a segunda dose em 25 locais da cidade, sendo 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e sete pontos fixos, além do sistema drive-thru, montado no Parque da Sementeira, estratégia que tem contribuído para que o ritmo de vacinação avance e contemple o maior número possível de cidadãos.

Na faculdade Pio X, situada no bairro Jabutiana, o cobrador de ônibus Geraldo Gomes Filho, de 45 anos, não perdeu tempo e foi tomar sua primeira dose. A idade de Geraldo é compatível com o público alvo estabelecido pela SMS a partir desta sexta. Externando felicidade, ele diz que, mesmo com a imunização, não vacilará e seguirá com os cuidados concernentes à biossegurança preconizados pela Organização Mundial de Saúde.

"Estou muito feliz. É um sonho realizado. Estamos vendo muitos parentes e amigos, pessoas próximas passando por situações difíceis, na UTI. Então, é um sonho realizado e incentivo a todos tomar vacina para que a nossa vida volte ao normal. A vida nunca mais vai ser a mesma, mesmo tomando a vacina, temos que continuar com os cuidados", destaca Geraldo.
 
Não muito distante dali, no auditório anexo à Escola Presidente Getúlio Vargas, no bairro Siqueira Campos, a psicopedagoga Adima Silva Lima Santos, 46, não conteve-se de tanta alegria. "É muita emoção nesse momento. Esperei por ela (a vacina) um ano e meio. Estava ansiosa demais. Até febre emocional me deu na semana passada. O recado que mando para o povo brasileiro é que: vacinem-se, por favor", conclamou.  

No drive da Sementeira, a dona de casa Paula Damaceno, 45, também não ocultou sua felicidade. "Vim tomar a minha primeira dose e o meu sentimento é de alegria, de ver que Deus é muito bom. Que todo mundo, de 18, de 12 anos, consiga também. É muito bom", frisou.

Ainda no drive, o professor Arthur Leonardo Roeder Neto, 45, comemorou a aplicação da primeira dose. Germinado pelo sentimento altruísta, ele quer que a vacina desabroche para toda a população. "A sensação é boa, de estar seguro, de começar esse processo de imunização, mas não só para mim, mas para a população como um todo. É esperar que todos tenham acesso à vacina".

Cronograma
A campanha municipal de imunização segue avançando neste fim de semana, seja para quem vai tomar a primeira dose ou a segunda dose.
 
No sábado, 19, o foco são pessoas de 43 e 44 anos; no domingo, 20, entre 41 e 42 anos; já na segunda-feira, 21, a campanha avança ainda mais e chega aos cidadãos de 40 anos.