Profissionais da educação seguem sendo vacinados contra covid-19 em Aracaju

Educação
18/06/2021 16h48

Uma das categorias incluídas como prioridade no cronograma de imunização da Prefeitura de Aracaju foi a de profissionais da Educação. Desde o último dia 24 de maio, professores, gestores e demais profissionais que atuam nas escolas municipais da capital estão aptos a receber a primeira dose da vacina. Até esta quinta-feira, 17, 1.865 já haviam se imunizado.

Um destes profissionais vacinados foi o professor de Educação Física, Samuel Araújo, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira. Ele recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer no último dia 4 de junho, no auditório da escola Presidente Vargas, um dos pontos fixos da vacinação.

“Já estava aguardando e atento à possível liberação. Eu sempre quis tomar a vacina. Ao mesmo tempo que me sinto aliviado, percebo que ainda preciso tomar os devidos cuidados de sempre e que o ciclo está próximo de se completar com a segunda dose. Eu sinto que estou cumprindo meu papel com a sociedade também, me protegendo e protegendo todos ao meu redor”, conta Samuel.

Além de ter se vacinado, ele afirma que também incentivará seus alunos e familiares a fazerem o mesmo. “É meu dever como cidadão e ainda mais como professor, já que somos formadores de opinião. Além disso, há muitas notícias falsas sobre a vacina circulando por aí, por isso que temos que combater”, completa Samuel.

Desde o último dia 31 de maio, a Prefeitura de Aracaju ampliou a idade para vacinação dos profissionais da Educação. Agora, todos dessa área a partir dos 18 anos já podem ser imunizados.
 
A previsão da gestão municipal é de que sejam imunizados 3.014 profissionais da área.  A secretária da Emef José Airton de Andrade, Gleide Menezes, recebeu a vacina logo nos primeiros dias de liberação para profissionais da Educação, na UBS Manoel de Souza, e se sente agradecida e aliviada.

“Hoje estou um pouco mais tranquila com a primeira dose e não vejo a hora de tomar a segunda.  Espero que esse dia chegue logo para todos, alunos, pais, enfim, para todos os cidadãos, pois a imunização da sociedade em sua totalidade é fundamental para o controle da doença. Aguardei esse dia com grande ansiedade e orei bastante para esse momento chegar. E oriento a todos que, assim que chegar a sua vez, não deixe de se vacinar”, diz Gleide. 

O cuidador Cléber Paz, que trabalha na Emef Oviêdo Teixeira, recebeu o imunizante no início de junho também no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas. Ele conta que, no momento em que seu cadastro na plataforma Vacinaju foi aprovado, saiu no mesmo instante para tomar a vacina.

“Estava com muita expectativa. Acreditava que minha categoria fosse importante por se tratar da área da educação, mas não achava que seria uma das primeiras a ser priorizada e que isso fosse rápido”, destaca Cléber.

Mesmo recebendo a primeira dose vacina, ele reconhece que os cuidados ainda devem ser mantidos. “A sensação é a melhor possível. Óbvio que não devemos descartar as medidas de proteção como a higienização das mãos, uso de álcool em gel, usar sempre a máscara de proteção e sempre manter o distanciamento social por mais que tenhamos sido vacinados. Todo cuidado é pouco, e por amor ao próximo, devemos sempre ter cuidado”, reconhece Cléber.