Prefeitura reúne equipes diretivas das escolas para debater ações estratégicas na Educação

Educação
21/06/2021 18h38

Cumprindo o compromisso de permanente diálogo com os profissionais da Educação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu virtualmente nesta segunda-feira, 21, as equipes diretivas das 74 escolas que compõem a rede municipal de ensino, com objetivo de apresentar o planejamento de ações da pasta.

A reunião contou com a participação dos gestores das unidades de ensino e de representantes de todas as diretorias da Semed. Comandada pela secretária da Educação, Maria Cecília Leite, e pela consultora para assuntos extraordinários, Maria Antônia de Arimateia, a reunião tratou, principalmente, do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju no âmbito da Educação.

“Mais uma vez, a administração municipal mantém um planejamento estratégico e, dentro da área da Educação, trabalharemos, entre outros objetivos, com a melhoria da oferta da educação infantil, ampliação da oferta da educação inclusiva, tanto em salas de aula convencionais, como o fortalecimento das salas de recursos, implantação do ensino em tempo integral e a melhoria dos índices de distorção idade/série”, explicou a secretária Maria Cecília.

Outro ponto discutido na reunião foi a nova prorrogação dos mandatos das equipes diretivas, devido à impossibilidade da realização de uma nova eleição, por conta da pandemia. “Trabalhávamos na perspectiva da eleição no final de 2020, consultamos a Procuradoria Geral do Município e recebemos um parecer nos dando a possibilidade de prorrogação dos mandatos, visto que seria muito difícil realizar uma nova eleição com as aulas presenciais suspensas”, destacou Maria Antônia.

Os participantes do encontro ainda receberam orientações acerca da distribuição dos kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com recursos do programa Saúde na Escola, e que foram entregues nas unidades de ensino. 

Ainda foram esclarecidos pontos da ampliação do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização e da implantação do projeto Alfabetizar pra Valer, que visa desenvolver estratégias para o fortalecimento da alfabetização na rede municipal de ensino e que terá o apoio técnico da Associação Bem Comum.