SMTT segue disseminando novas regras para o transporte de crianças em motos

Transporte e Trânsito
22/06/2021 17h48

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mais uma blitz educativa voltada para motociclistas, na tarde desta terça-feira, dia 22, na avenida Gasoduto, entre os conjuntos Orlando Dantas e Santa Maria, na zona Sul da cidade.

Essa ação faz parte de um campanha que está sendo realizada durante todo o mês de junho para disseminar as recentes alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no tocante ao transporte de crianças em motocicletas.

Antes, crianças com 7 anos podiam ser transportadas em motocicletas. Com a nova lei 14.071/20, apenas crianças com mais de 10 anos e que tenham condições de se segurar podem ser transportadas em motocicletas.

Essas alterações foram passadas aos motociclistas abordados na blitz por agentes de trânsito e integrantes da Coordenadoria de Educação (CET) da SMTT, mantendo os protocolos de biossegurança contra a covid-19.

A motociclista Itanamara dos Santos foi uma das abordadas na blitz e disse que não sabia da nova regra. “Eu tenho um filho de seis anos e até pensei que no próximo ano ele já poderia andar comigo na moto, mas agora com essa regra vou precisar esperar mais um pouco”, disse.

Já o senhor Éverton Santos Melo contou que já sabia da mudança. “A minha filha tem seis anos e eu já tinha visto que ela não pode andar de moto comigo, mesmo assim essa ação é boa para que os outros possam conhecer essa nova regra”, ressaltou.

Desde o início de junho, já foram realizadas blitz educativas na avenida Paulo Figueiredo, no bairro Lamarão, e na avenida Paulo VI, no bairro Inácio Barbosa. A avenida Gasoduto, próximo ao bairro Santa Maria, assim como os outros locais, foi escolhida devido à grande quantidade de motocicletas que circulam na região, como explica o diretor de trânsito, Thiago Alcântara.

“Estamos realizando blitz educativas em vários pontos da cidade para fazer com que a informação chegue à população. Já fizemos ações no Lamarão e no Inácio Barbosa e agora no Santa Maria, que são locais com grande fluxo de motocicletas. A nova lei está em vigor desde abril deste ano, e deve ser respeitada por todos”, ressalta.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a importância das ações. “Em cada blitz educativa conseguimos abordar mais de 50 motociclistas, em média. Estamos conscientizando a sociedade para que a lei seja seguida para a segurança das crianças e também dos condutores”, afirma.

Próximas ações
No próximo dia 29, a SMTT encerrará a série educativa para motociclistas com uma blitz na avenida Euclides Figueiredo, a partir das 8h.