Boneca Maria Baixinha foi uma das atrações do Arraial da Segunda Dose

Saúde
23/06/2021 15h30

Com muita vacinação, colorido, xaxado e arrasta-pé, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quarta-feira, 23, o Arraial da Segunda Dose no drive-thru da Sementeira. Foram seis horas de muito forró, com trio pé-de-serra, quadrilheiros e a participação da “Boneca Maria Baixinha” e seu dançarino, na imunização contra a covid-19.
 
“O São João é o xodó da nossa capital. É a festa que projeta o nome da nossa cidade para o Brasil. O Forró é símbolo da nossa cultura popular e traz alegria, animação e muita energia. Hoje movimentamos a vacinação aqui no drive, e o que mais vimos, foram às pessoas felizes por se vacinarem, ao som da sanfona”, explica o dançarino Hilton de Jesus. 

Criação da Boneca
São quatro anos de projeto da criação da boneca Maria baixinha. “Minha mãe é costureira e idealizou a criação da boneca. Este ano, infelizmente, perdi minha mãe para a covid-19, mas com a energia dela, continuo dançando para homenageá-la e a minha avó, que este ano comemora 95 anos. Por causa da idade, ela não pode mais fazer as atividades de dança, mas tem na mente as tradições folclóricas sergipanas”, enfatiza.

Para Hilton de Jesus foi muito importante participar do Arraial, ver as pessoas sendo imunizadas ao som do forró e incentivá-las a usarem máscara, álcool em gel e se vacinarem. 

“Todos os anos eu venho dançando com a baixinha nos forrós, com uma apresentação envolvente, fazendo que o público entre na roda e se renda ao forrozinho arretado de bom. Este ano, novamente por causa da pandemia, comemoraremos o São João em casa, mas dançando ao som de muito forró, ajudando a consolidar a nossa identidade, o nosso sentimento de pertencimento e fazendo com que Aracaju continue sendo a capital do forró”, disse.