Há mais de um ano, a pandemia do novo coronavírus exigiu uma série de mudanças na rotina da sociedade, e a oferta dos serviços públicos, consequentemente, também teve que passar por transformações para continuar sendo prestada com qualidade. Entre os órgãos da Prefeitura de Aracaju, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) foi um dos que tiveram as ações completamente modificadas.
Por atuar diretamente com o público, a Fundat teve que adequar todo o quadro de serviços às necessidades atuais, no entanto, ainda assim, o saldo tem sido positivo naquilo que a Fundação se propõe a fazer e ainda há espaço para novas possibilidades, as quais serão incorporadas ainda este ano.
“O maior desafio foi adaptar os nossos serviços à forma virtual, processo que tivemos que aprender enquanto já fazíamos, afinal, a pandemia não deu sinais a ponto de estarmos preparados para a sua chegada. No entanto, ao longo desse período de pouco mais de um ano, temos nos reinventado e, hoje, todos os serviços são realizados de forma online, porém, sem perder a qualidade que tanto prezamos. Com o retorno positivo dos serviços, temos tornado realidade outros planos para a Fundat”, destaca a presidente da Fundação, Edivaneide Souza.
A Fundat tem como finalidade executar a política de formação para o trabalho, a partir de ações e projetos de qualificação, especialização, atualização e aperfeiçoamento de jovens e adultos. Para isso, lança mão de uma gama de serviços que, inclusive, têm ido além da proposta inicial do órgão, expandindo sua capacidade e, como resultado, tem alcançado mais aracajuanos, compreendendo suas demandas.
Com o advento da pandemia, a Fundação passou a realizar transmissões online, as chamadas lives, nas suas redes sociais. Assim, desde o ano passado, foram 21 transmissões sobre diversos assuntos pertinentes ao mercado de trabalho e às demandas da atualidade, com as adaptações dos tempos de pandemia, inclusive, a respeito dos efeitos psicológicos advindos do período pandêmico.
As oficinas e capacitações ofertadas mensalmente pelo órgão seguem ocorrendo, mesmo que em um espaço diferente. Atualmente, esses serviços são oferecidos virtualmente, o que não tem causado perdas, pelo contrário. “Somente em 2021, já qualificamos cera de quatro mil pessoas”, ressalta Edivaneide.
Para além das qualificações, foram encaminhadas ao mercado de trabalho, incluindo Pessoas com Deficiência (PCD), 700 pessoas, sendo que, destas, 100 foram contratadas. “Vale ressaltar que a Fundat avalia e encaminha para o mercado de trabalho, porém, são as empresas que definem quem vão contratar”, pontua a presidente, ao destacar que o órgão captou 581 vagas de emprego. “O que é muito significativo, levando em consideração o momento de crise pelo qual estamos passando”, salienta.
A presidente da Fundat aponta ainda que com o agravamento da crise sanitária cresceu o número de pessoas na informalidade, o que demanda uma busca ativa para auxiliar na formalização.
“Conseguimos, somente em 2021, formalizar 122 MEI [Microempreendedor individual], sendo que a nossa meta, para todo o ano, era de 120, portanto, já na metade do ano, superamos a expectativa. Essa formalização dá mais dignidade para essas pessoas porque abre possibilidades de uma série de benefícios que tendem a impulsionar o seu negócio”, esclarece Edivaneide.
A gama de serviços da Fundat abarca a confecção de carteira de trabalho. Este ano, já foram entregues a mais de 500 pessoas. Além de 11.500 cadastros e atualizações de currículos. De acordo com Edivaneide Souza, este mês, a Fundat ofertou o primeiro curso online, o de Cuidador de Idosos, com carga horária de 160 horas. "Com a experiência que temos tido com as oficinas online, adquirimos mais corpo para poder oferecer um curso", explica.
UQPs
Para ampliar o acesso e fazer cumprir sua finalidade, nos últimos anos a gestão municipal tem disponibilizado os serviços da Fundação em pontos estratégicos da capital, assegurando mais comodidade à população e possibilidades de desenvolvimento profissional.
Atualmente, os serviços da Fundat estão presentes em dez Unidades de Qualificação Profissional (UQP), em diversos bairros, além da sede localizada no calçadão da rua João Pessoa, no Centro. Em todos os pontos, o horário de funcionamento é das 9h às 15h, em respeito ao decreto municipal e seguindo todos os protocolos de biossegurança para evitar a proliferação do coronavírus.
Além da sua sede, a Fundat mantém seus serviços em dois endereços no bairro Coroa do Meio (avenida Desembargador Antônio Goes, s/n e rua Josué de Carvalho Cunha, 2191); no bairro Farolândia, no conjunto Augusto Franco, no Centro da Juventude ( Praça da Juventude, s/n); bairro Santa Maria (rua Alexandre Alcino, 519); bairro Inácio Barbosa, no conjunto Jardim Esperança (rua Júpiter, s/n); no bairro 17 de Março (avenida I, s/n); no bairro Santos Dumont (rua Sargento Brasiliano, 845); bairro Porto Dantas (rua Gerson Farias, 345); no Espaço Fundat, no Shopping Riomar; e, recentemente, no Espaço Fundat montado no Ceac do Aracaju Parque Shopping, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead).