Prefeito apresenta iniciativas bem sucedidas de Aracaju em evento sobre cidades inteligentes

Agência Aracaju de Notícias
30/06/2021 13h18

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta quarta-feira, 30, da série temática "Prefeitura Digital: tudo o que seu governo precisa para uma cidade conectada e inteligente". Promovido através de uma parceria entre as plataformas Sonner (Sistemas Integrados/Governos Inteligentes)  e Connected Smart Cities e Mobility, o evento, em formato virtual, reuniu especialistas e gestores para tratar sobre o avanço digital nos municípios brasileiros, além das diversas iniciativas para simplificar o processo de desburocratização dos serviços públicos. Edvaldo foi convidado para apresentar as iniciativas bem sucedidas, já implantadas na capital sergipana, como cases práticos de cidades já digitalizadas.

Em sua fala inicial, o gestor de Aracaju destacou a importância do uso da tecnologia pelos municípios, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. "As cidades têm um papel fundamental porque elas são a ponta do sistema e, sendo assim, elas precisam evoluir, de maneira efetiva, assumindo um papel de protagonismo nesta busca pela modernização dos seus serviços para que possam se tornar cidades inteligentes, com foco no benefício da população. O futuro das cidades está na tecnologia e é preciso que esta ideia saia do papel e seja colocada em prática, como temos feito em Aracaju", afirmou.

Ao citar a capital sergipana, Edvaldo explicou como o projeto para tornar Aracaju uma cidade inteligente começou a ser colocado em prática, em janeiro de 2017, quando retornou ao comando da gestão municipal. "Nosso primeiro passo foi a elaboração de um Planejamento Estratégico. Nele estabelecemos as metas que deveriam ser alcançadas ao longo dos quatro anos da administração. Hoje, estando em um novo mandato, já preparamos um novo plano, com metas continuadas, no sentido de tornar Aracaju uma cidade que usa a tecnologia para transformar a vida das pessoas",apontou.

Ele prosseguiu: "Dentro deste planejamento, temos dois pilares importantes: o uso da tecnologia não como um fetiche, mas de forma real, nos levando pensar fora da caixa para melhorar os serviços públicos, e a criação de um Núcleo de Inovação que fizesse essa relação, de compartilhamento, de junção de interesses, para chegarmos ao nosso objetivo". Com isso, conseguimos dar um salto muito grande em nossa cidade. Partimos praticamente do zero, em 2017, quando retornei à Prefeitura, e conseguimos tirar a cidade de uma situação de crise para o caminho do desenvolvimento", frisou.

Neste sentido, Edvaldo destacou que as mudanças se iniciaram pelos principais setores da administração municipal: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Segurança Pública. "Na Educação, de maneira inédita, implantamos a Matrícula Online, pondo fim às filas gigantescas, fizemos o cabeamento de 160 quilômetros de fibra ótica possibilitando que todas as 74 escolas municipais tenham acesso à tecnologia wifi e firmamos parceria com a Oi para distribuição de maletas digitais. Na Saúde, implantamos o Prontuário Eletrônico em todas as UBS's, criamos o portal ‘Mais Saúde Cidadão' para agendamento de consultas, entre outros serviços, e, no combate à pandemia, além de criarmos o "VacinAju", que foi muito importante para agilizar a vacinação, criamos o ‘MonitorAju' para acompanhar os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Temos também o ‘Painel Covid' que atualiza as informações da pandemia na capital, tornando nossa ação mais efetiva", listou.

"Outra medida inédita, foi a criação da ferramenta ‘AjuInteligente', que tornou nossa comunicação totalmente digital, colocando cerca de 1 mil serviços, totalmente digitais, à disposição da população. Criamos também a ‘Plataforma Web' para os serviços no campo fazendário, e implantamos o ‘Licenciamento Digital' para liberação de obras e licenciamentos na cidade, de forma rápida. Além disso, estamos com a PPP da Iluminação Pública para transformação de todo o parque de iluminação da cidade com a tecnologia de LED em plena execução", salientou.

Ainda em sua explanação, o prefeito falou sobre as ações tecnológicas nas áreas de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. "Na Segurança, temos, um sistema de monitoramento nos prédios e espaços públicos, interligado à Guarda Municipal, temos um sistema para emissão de alertas à população, a exemplo das mudanças climáticas, e criamos, também,  o ‘ClimAju', outra ferramenta inovadora voltada para o acompanhamento da incidência de chuvas, de maneira inteligente, através de câmeras instaladas na cidade. Já na Mobilidade Urbana, instalamos semáforos inteligentes nos principais corredores de trânsito e estamos construindo uma central para integrar o sistema, agilizando a abertura e fechamento de sinais, melhorando significativamente a fluidez do fluxo de veículos", ressaltou.

Antes de finalizar sua participação, Edvaldo reiterou "os exemplos concretos de Aracaju demonstram que a digitalização é uma necessidade urgente das cidades e que o futuro das cidades está na tecnologia". "Não podemos esperar. Este é o caminho para que possamos prestar um melhor serviço à população. Tem sido muito gratificante ouvir o elogio dos aracajuanos sobre diversas ações, a exemplo do avanço da vacinação contra a covid-19 ou do agendamento online das consultas. Isso é qualidade de vida. Não é teoria. Aracaju, assim como outras cidades têm usado a tecnologia em favor das pessoas e vivenciado os resultados positivos. Ganha a população e ganha a gestão, que com a digitalização de processos, também passa a economizar recursos", ratificou.

Evento

A série temática, promovida pelas plataformas Sonner (Sistemas Integrados/Governos Inteligentes)  e Connected Smart Cities e Mobility - de iniciativa da Necta - teve início nesta quarta-feira e foi dividida em três blocos. O objetivo do encontro virtual é abordar temas voltados para a cidades digitais, conectadas e inteligentes, a exemplo do avanço da digitalização de recursos públicos no Brasil e cases práticos de cidades já digitalizadas. Além de Edvaldo, participaram da programação desta quarta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e a CEO e fundadora da BrazilLAB, Letícia Piccolotto.