A Prefeitura de Aracaju encerrou esta semana os cursos de Carpinteiro de Obras e Instalador Hidráulico, ofertados a moradores do bairros 17 de Março e Santa Maria, a partir de uma parceria da Secretaria Municipal da Assistência Social e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos foram realizados na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), localizada no bairro 17 de Março. De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social, quase 20 alunos concluíram os cursos, os quais foram iniciados em março, com carga horária de 160 horas, cada.
“Nos preocupamos em ofertar uma qualificação profissional para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, a maioria delas moradoras dos bairros Santa Maria, 17 de Março e adjacências, principalmente durante esta pandemia em que muitas pessoas perderam seus empregos e a área da construção civil tem crescido. Caminhamos lado a lado de cada aluno na qual vemos o sentimento de gratidão à administração municipal”, destacou.
Dos seis cursos profissionalizantes na área da construção civil ofertados este ano pelo Município em parceria com o Senai, cinco já foram finalizados: Armador de Ferragens, Auxiliar de Manutenção e Reparos Prediais, Auxiliar de Topografia, além de Carpinteiro e Obras e Instalador Hidráulico. O curso de Servente de Obras continua em andamento.
A iniciativa é resultado da aplicação de recursos financeiros oriundos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador desenvolvido pelo Ministério da Cidadania que avalia a qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único (CadÚnico), o que possibilitou a oferta dos cursos.
A estudante Flávia Chirlaine Oliveira participou do curso de Carpinteiro de Obras e pretende garantir uma vaga no mercado de trabalho a partir da qualificação profissional. “Foi um curso muito bom. Gostei de aprender algumas coisas que não sabia, adquiri conhecimento. Isso ajudará em minha vida. Tenho expectativa para conseguir um emprego na área, pois há oportunidades. Valeu a pena“, reconheceu.
O autônomo Bruno Andrade está desempregado e aproveitou a oportunidade para também cursar as aulas de Carpinteiro de Obras.
“Vim com a finalidade de aprender e me profissionalizar na área da construção civil que está em alta neste momento de pandemia. Foi um curso muito bom para adquirir conhecimento que me possibilita fazer alguns reparos em casa quando houver necessidade. Sou apto para fazer aquele tipo de serviço conforme o que aprendi durante o curso. Com uma oportunidade de emprego, obterei mais conhecimento com a prática” contou.
O autônomo Luís André Santos escolheu o curso de Instalação Hidráulica para se qualificar. “Tive a curiosidade de aprender e consegui. Foram muito boas as aulas, o ensinamento do professor, os meus colegas, gostei muito. Quero atuar na área, por isso, vim me capacitar para ter um diferencial no currículo e no conhecimento”, relatou.
O autônomo Paulo Rafael de Menezes já atua na construção civil e aprovou o curso de Instalador Hidráulico, a partir do qual ampliou seus conhecimentos na área.
“Supriu todas as minhas expectativas, sendo mais um curso para o meu currículo. Procurei me especializar na profissão para agregar ao meu currículo. O professor é dez. O diferencial dele foi a espontaneidade, utilizando um método particular de aprendizagem para cada aluno, explorando o potencial de todos”, destacou.