De forma antecipada, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) alinhou o seu cronograma de serviços para preparar a cidade para o enfrentamento do período chuvoso. Desta forma, seguindo o alerta de chuvas moderadas da Defesa Civil de Aracaju para as próximas 72h, os trabalhos foram direcionados em diversas frentes nesta quinta-feira, 1º.
Já nas primeiras horas da manhã, a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb realizou a vistoria em canais nas zonas Norte e Sul, avaliando o fluxo das águas pluviais, sobretudo daqueles considerados mais críticos. O nível e os pontos de retenção devido ao descarte irregular também foram observados, bem como a ocorrência de obstrução das galerias.
Foram visitados os canais dos bairros Jardins, Industrial, Santos Dumont, Santa Maria, Coqueiral, 17 de Março, conjuntos residenciais da Aruana e Aeroporto, e o canal situado na avenida Airton Teles, no Santo Antônio.
“Por conta do trabalho antecipado que ocorre ao longo de todo o ano, a cidade está suportando bem e, até o momento, não tivemos intercorrências relacionadas aos canais. Paralelo a isso, percebemos uma resposta muito positiva nos locais onde adotamos o uso da minicarregadeira tipo bobcat auxiliando na limpeza mecanizada, a exemplo do canal do conjunto Médici”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moares.
Além do acompanhamento de situações decorrentes das chuvas, as intervenções de desobstrução dos canais foi reforçada. Assim, foram atendidas localidades do Santa Maria, Capucho, Dom Pedro, Santo Antônio e Luzia.
As atenções das equipes estiveram voltadas, ainda, ao apoio à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na desobstrução preventiva de bocas de lobo. “O objetivo é evitar o alagamento das vias com a ocorrência de chuvas intensas em áreas mais vulneráveis da cidade, como no conjunto JK e Largo da Aparecida, no Jabotiana”, informou o diretor.
Segundo o diretor, outra atividade que é reforçada nesta época é a capinação e roçagem, de modo a atender com mais celeridade o aumento da demanda de limpeza nos espaços públicos da capital. A manutenção deste trabalho evita que os mecanismos de drenagem fiquem obstruídos.
“Seguiremos com nossas equipes de prontidão para eventuais necessidades, no caso das chuvas persistirem nos próximos dias. Continuaremos, inclusive, intensificando os trabalhos para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais que acabam recebendo um grande volume de águas neste período”, ressaltou Moraes.