Prefeitura construirá nova sede para UBS Humberto Mourão, do São Conrado

Saúde
02/07/2021 16h14

A partir do dia 19 de julho, usuários da Unidade Básica de Saúde Humberto Mourão, no bairro São Conrado, serão atendidos, provisoriamente, na UBS Geraldo Magela, no bairro Orlando Dantas. A mudança ocorre porque o atual prédio onde funciona a Unidade Humberto Mourão será desativado e uma nova sede será construída pela Secretaria Municipal da Saúde.

Nesta sexta-feira, 2, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, esteve no local, acompanhada dos gestores da Defesa Civil Municipal e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e da secretária da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde, Núbia Marques, para verificar o problema estrutural do prédio, cuja laje de sustentação da área do fundo da Unidade está comprometida e foi interditada pela Defesa Civil.

De acordo com a secretária Waneska, a mudança atende também uma demanda da comunidade, já que o equipamento de saúde atende cerca de 16 mil pessoas.

“Temos quatro Equipes de Saúde da Família na Humberto, as quais atendem mais de quatro mil pessoas cada. Esse é um prédio antigo, que foi adaptado para funcionar como UBS e que, agora, será desocupado para garantir a segurança de usuários e de profissionais. Diante da gravidade estrutural, nossa equipe de engenharia optou pela construção de um novo prédio, cujo local já foi escolhido, em um terreno do município daquela região. Até a finalização da obra, os usuários da Humberto Mourão serão atendidos na Geraldo Magela”, reforçou.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, explicou o motivo da interdição de parte da UBS. “Existe um carreamento de material na base de sustentação da parte do fundo do prédio. Esse prédio tem cerca de 30 anos e quase toda a base de sustentação foi removida pela maré. A Defesa Civil fez a interdição parcial para evitar que as pessoas acessem o local e a SMS fará a transferência do atendimento do prédio”.

Geraldo Magela
Com a suspensão do atendimento no atual prédio da UBS Humberto Mourão, os usuários da região serão atendidos pela UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado. Para isso, a Unidade deixa de ser referência para síndrome gripal, como funcionava desde o ano passado.

“Os estudos epidemiológicos apontam uma redução de casos de 75% na ocupação dos leitos de enfermaria e 71% no número de óbitos. Com isso, podemos pensar em reduzir o número de unidades de síndrome gripal. Estamos trabalhando para implantar um Centro de Síndrome Gripal para que as quatro Unidades que hoje atendem essa demanda voltem ao funcionamento regular”, disse Waneska.

Hoje, Aracaju conta com quatro UBSs de síndrome gripal: Geraldo Magela, Onésimo Pinto, Ministro Costa Cavalcante e José Machado. A partir do dia 19, funcionarão exclusivamente para pessoas com suspeita de doenças respiratórias as UBSs Onésimo Pinto, Ministro Costa Covalante e José Machado.

Controle social
A representante do Conselho Municipal de Saúde, Núbia Marques, acompanhou a visita e elogiou a decisão. Para ela, a mudança do prédio garante a segurança da população. 
“Foi decisão inteligente e de precaução dos gestores porque garante vidas. Iremos reunir os conselheiros e os funcionários, conversar, explicar a necessidade da mudança e auxiliar no diálogo com a comunidade. Vamos nos somar sim nesse trabalho”.