Seplog alinha metodologias de gerenciamento para o Planejamento Estratégico

Planejamento e Orçamento
02/07/2021 16h51

O alinhamento das diretrizes para colocar em prática os projetos do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju é desenvolvido de forma criteriosa na Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Nesta sexta-feira, 2, coordenadores e técnicos se reuniram para discutir as metodologias de gerenciamento e as próximas etapas do planejamento interno da pasta.

Durante o encontro, o secretário Augusto Fábio Oliveira apresentou os principais aspectos sobre os projetos e os caminhos a serem seguidos ao longo dos próximos anos. "Cada órgão deve fazer seu planejamento interno, desde que esteja sempre com o foco no cumprimento das metas para que, no final de 2024, possamos ter essa visão de futuro plenamente concretizada", afirma.  

O novo Planejamento Estratégico, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, estabelece o conjunto de diretrizes que nortearão a administração municipal no quadriênio 2021-2024. Dentro do planejamento, a Seplog possui quatro projetos estratégicos e quatro setoriais. Para o secretário Augusto Fábio, é fundamental que essas ações se tornem programas concretos na administração municipal.

"Quando um projeto inicia e não termina de forma satisfatória, não se torna um programa no dia a dia da gestão. Tenho certeza que os nossos projetos serão programas importantes para a Prefeitura futuramente, sempre alinhados com tudo que foi pensado pelo prefeito no seu plano de governo", garante.

Um dos pontos reforçados pelo gestor foi a importância do envolvimento dos servidores. De acordo com Augusto Fábio, para garantir o êxito no desenvolvimento das ações, as formas de execução dos projetos precisam estar adaptadas ao perfil dos servidores de cada equipe.

"Cada metodologia precisa estar elaborada de acordo com o clima organizacional de cada setor, de cada colaborador, mas sempre com foco na resolutividade. Estamos firmando um verdadeiro pacto pela modernização da gestão com todos os servidores, que participam ativamente desse processo", destaca o secretário.

Próximos passos
A coordenadora-geral de Planejamento da Seplog, Patrícia Santa Bárbara, apresentou os projetos e destacou a necessidade de manter uma comunicação intersetorial para garantir a participação dos servidores como agentes dos processos.

"Agora, com todo esse material elaborado, nós vamos dialogar com cada setor responsável por algum projeto para pontuar as metodologias e buscar internalizar o protagonismo das pessoas", explica.

Membro da equipe do Planejamento Estratégico, Larissa Lemos, gerente de Projetos, vem acompanhando e assessorando o desenvolvimento dos projetos da Seplog. Para ela, o amadurecimento profissional da equipe reflete na alta qualidade do material produzido.

"Esse momento de reunir todos os atores envolvidos é importante. O fato de termos desenhado bem os próximos passos significa que a equipe tem maturidade suficiente para que os projetos sejam implantados da forma como foram planejados", avalia.