Guardas municipais de Aracaju passam por capacitação junto à Polícia Federal

Guarda Municipal
05/07/2021 10h10

Dois guardas municipais de Aracaju acabam de concluir o I Treinamento de Segurança de Dignitários em Sergipe, realizado pela Polícia Federal no Fórum Gumersindo Bessa entre os dias 28 de junho e 2 de julho, com carga horária de 42 horas/aula.

Participaram também agentes de segurança de Sergipe, Bahia, Alagoas e Paraíba, integrantes da Justiça Federal, Ministério Público de Sergipe, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Sergipe e Polícias Militar e Civil de Sergipe.

De acordo com os manuais de segurança, a atividade de proteção de dignitários é definida como as medidas preventivas e reativas tomadas por pessoal treinado para proteger uma pessoa que está especificamente ou geralmente sob ameaça de assassinato, sequestro, terrorismo ou outros atos ilegais.

"O curso de segurança de dignitários promovido pela Polícia Federal foi de suma importância, pois nos ofereceu a oportunidade de aperfeiçoarmos as técnicas na atividade da segurança de autoridades. Foi um curso de excelente qualidade, sendo ministrado pelos melhores e mais experientes professores em segurança de dignitários da Polícia Federal. Foi muito bem planejado, realizado em ótimo ambiente e com material didático de excelência. Além de todo arcabouço teórico, fomos submetidos a aulas práticas de tiro, simulação de segurança de autoridades, deslocamento em comboios, entre outros. Eu só tenho a agradecer a oportunidade de participar deste curso tão valoroso", destaca o supervisor da Guarda Municipal de Aracaju e responsável pela segurança do prefeito, Adriano Machado.

Os integrantes da Polícia Federal que ministraram as atividades na capital sergipana apresentaram as técnicas e protocolos mais modernos desenvolvidos no país e que vêm sendo implementados desde a Copa das Confederações de Futebol, em 2014.

O agente da PF em Brasília, Walteno Batista, foi um dos facilitadores do curso e ressaltou a importância da capacitação. "Nosso objetivo é qualificar nossos colegas do Nordeste que atuam na área de segurança apresentando o protocolo da Polícia Federal que vem sendo aprimorado desde a Copa das Confederações no ano de 2014. Este curso, especificamente, está baseado desde a chegada das informações que requerem a cada órgão a demanda por segurança de autoridades, como um chefe de Estado, um Ministro ou alguém que receba a qualificação de VIP (very important person), até o nível de segurança e o tipo de risco que a autoridade sofre", explica o instrutor.

Além da parte teórica, os alunos foram submetidos a atividades práticas, tanto dentro quanto fora do Gumersindo Bessa. "A ideia é que a gente realmente leve os colegas à rua porque é lá onde grande parte das situações acontecem. Desde o primeiro contato com o hotel, o órgão público que muitas vezes a autoridade vai, o aeroporto, uma feira. A ideia é levá-los para treinar, ver se aprenderam e se conseguem executar pela cidade tudo que foi orientado no curso", acrescentou Walteno.