Covid-19: campanha de imunização vacinou mais 4.849 pessoas nesta segunda-feira, 5

Agência Aracaju de Notícias
05/07/2021 18h47

Seguindo a calendário de vacinação contra covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garantiu nesta segunda-feira, 5, a imunização de 4.849 cidadãos. A partir de hoje, puderam se vacinar aracajuanos de 36 anos, que nasceram entre julho e dezembro de 1984.

Entre os vacinados, 2.409 receberam a primeira dose, sendo 92 grávidas e puérperas, sem comorbidades, acima de 18 anos, e 1.961 cidadãos a partir de 38 anos, além de outros grupos prioritários.

Foram aplicadas, também, 2.440 vacinas como segunda dose nos aracajuanos que completaram o intervalo de 90 dias desde a 1ª dose. Com as novas doses aplicadas, sobe para 42,96 a porcentagem de aracajuanos imunizados.

Entre os que puderam se vacinar nesta segunda-feira está Juarez José Santana, 36 anos, que vê no avanço da campanha uma chance de deixar para trás um período difícil para todos.

“É um momento histórico por conta do que tem acontecido no mundo todo. É muito gratificante poder estar me imunizando, porque sei que muitas pessoas passaram por situações bem difíceis”, aponta.  

Para o contabilista Leonardo Carvalho, vacinado no drive-thru instalado no Parque Augusto Franco (Sementeira), a imunização da população reforça a esperança de finalmente superar a crise sanitária.

“Essa vacinação é importante, porque tem muita gente morrendo. Pedi a familiares, amigos. Então, agradeço a todos que tem permitido a imunização, especialmente os profissionais da saúde, que estão na linha de frente, se arriscando. É só agradecer e seguir em frente para vencer essa pandemia”, ressalta.

A aposentada  Ângela Maria Guimarães, 65 anos, por sua vez, tomou a segunda dose do imunizante contra o coronavírus (covid-19) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, na Farolândia. Ela também renovou sua confiança em um futuro melhor.

“Com certeza é um alívio estar vacinada finalmente. Dá um pouco mais de esperança. Minha filha e meu genro também já vão se vacinar. Se Deus quiser, as coisas vão melhorar”, afirma.

No mesmo local, também presente para receber a segunda dose, esteve Alzemiro Alves, 65 anos, que ressalta a importância de manter os cuidados mesmo após a vacinação.

“Ser vacinado é muito importante para se proteger e proteger os próximos. Agora tomei a segunda dose, mas sei que é preciso continuar usando máscara, passando álcool em gel, até que a gente possa voltar à normalidade”, reforça.

Calendário
Avançando com o calendário de vacinação na capital, na terça-feira, 6, continua a imunização dos aracajuanos com 36 anos, nascidos entre janeiro e junho de 1985. A quarta-feira, 7, será dedicada à vacinação de quem tem 35 anos. E na quinta-feira, 8, será feita mais uma repescagem para pessoas acima de 35 anos que por algum motivo não conseguiram se vacinar.
 
A vacina será aplicada nos drives-thru da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 17h, e nos pontos fixos: UBS Santa Terezinha (Robalo), Colégio de Ciência Pura e Aplicada - CCPA (Grageru), Centro Educacional Futuro Feliz (Santo Antônio), Estação Cidadania Radialista Carlos Magno (Bugio); Universidade Tiradentes – Unit (Farolândia), Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos – CEPJSS (avenida Augusto Franco) e Faculdade Pio X (avenida Tancredo Neves), das 8h às 16h.

Terá continuidade, também, a vacinação de grávidas e puérperas, no Auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h; e a aplicação da segunda dose no drive da Sementeira, das 8 às 17h, e nas UBSs Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Manoel de Souza Pereira (Jabotiana), Augusto Franco (Farolândia), Roberto Paixão (17 de Março), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e Marx de Carvalho (Ponto Novo), das 8h às 16h.