Defesa Civil de Aracaju segue monitorando instabilidade climática

Defesa Civil
06/07/2021 17h10

A instabilidade climática, nesta terça-feira, 6, vêm ocorrendo de forma moderada, não tendo gerado impactos severos na capital, até o período da tarde, quando o monitor de intensidade da chuva registrou o acumulado de 18,5mm, nas últimas 24h. A Prefeitura de Aracaju mantém as suas equipes em atenção e reforça as ações preventivas, para minimizar os possíveis impactos que possam ocorrer.

Com base no aviso meteorológico do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, emitiu alerta SMS, através do serviço 40199, para mais 51 mil celulares cadastrados.

"Até o momento não foram registradas ocorrências através do número emergencial 199, que funciona 24h. Observamos que as precipitações vêm ocorrendo de forma espaçada e localizada", indicou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

As ações preventivas são executadas, pela gestão municipal, de maneira sistemática, para reduzir impactos, caso as chuvas ocorram com maior intensidade. Além da frequente desobstrução do sistema de drenagem, em toda a capital, há o constante monitoramento de áreas de risco.

"Nos períodos com chuva, mantemos especial atenção às áreas de maior vulnerabilidade, a partir do mapeamento já realizado pela Defesa Civil, o que auxilia no rápido atendimento às situações de possíveis riscos", ressaltou o coordenador.

SMS 40199

Com mais de 51 mil cadastrados realizados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. Ao enviar a mensagem, o solicitante receberá a confirmação de cadastro e estará com o celular habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.