Defesa Civil alerta para possibilidade de continuidade das chuvas nas próximas 72h

Defesa Civil
07/07/2021 10h13

A Prefeitura de Aracaju segue monitorando os impactos da instabilidade climática, na capital. Com base em novo aviso encaminhado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na manhã desta quarta-feira, 7, um novo alerta SMS foi emitido, através do serviços 40199, da Defesa Civil.

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da qual faz parte a Defesa Civil, mantém suas equipes em atenção para o atendimento de ocorrências que possam ser registradas através do número emergencial 199, que funciona 24h.

"Estamos atentos às demandas que venham a surgir. Além disso, redobramos o monitoramento, especialmente, nas áreas de risco. As equipes da gestão municipal atuam de maneira integrada para minimizar os impactos das chuvas e atender os chamados da população, de maneira célere", enfatizou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, as chuvas vêm ocorrendo de maneira localizada e passageira, por regiões. "Nas últimas 24h foi registrado um acumulado de, aproximadamente, 50mm. No entanto, não houve registro de ocorrências relacionadas aos impactos da chuva, até o momento", destacou, enfatizando que as equipes estão em atenção 24h para atender a população.

Além do serviço de Alerta por SMS 40199, que possibilita o envio de mensagens com previsões climáticas e outras informações oficias da Defesa Civil, diretamente para o celular do cidadão, também é possível acompanhar informações sobre as condições climáticas, da capital, através da plataforma ClimAju, disponibilizada no site da Prefeitura de Aracaju, com dados atualizados e imagens de pontos estratégicos da cidade, em tempo real.

SMS 40199
Com mais de 51 mil cadastrados realizados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. Ao enviar a mensagem, o solicitante receberá a confirmação de cadastro e estará com o celular habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.