Prefeitura capacita professores da Educação Infantil para utilização do diário eletrônico

Educação
13/07/2021 12h10

Nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, a Prefeitura de Aracaju realizou a oficina para uso pedagógico do sistema Gestão Inteligente da Educação Responsável, o Gier. Os encontros, dirigidos pelas coordenadoras da Educação Infantil e de Orientação e Inspeção Escolar, Nubia Lira e Juscileide Souza, respectivamente, ocorreram durante dois turnos e foram divididos por regiões.

 
Por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura de Aracaju vem promovendo diversos cursos de formação continuada aos professores da rede municipal de ensino, os quais têm participado de processos de capacitação através de reuniões online com gestores do órgão e profissionais convidados.

"Estamos fazendo esta oficina porque as professoras da Educação Infantil começarão a fazer o registro no diário eletrônico a partir deste ano letivo de 2021. Como queremos  qualificar a nova forma de registro, estamos fazendo essas reuniões para orientar os professores sobre o que colocar em cada campo. Ao longo do ano iremos regularizar o preenchimento do ano letivo”, explica Núbia Lira.

O Gier foi implantado em fevereiro de 2019 para otimizar e facilitar os serviços da educação municipal. O contrato do sistema foi renovado em 2020 e, além do diário eletrônico, também possibilita a gestão da escola, a matrícula online, a emissão de relatórios administrativos e outros benefícios.

“Este sistema eletrônico tem o objetivo de facilitar o trabalho do professor neste momento de pandemia e aulas remotas. Além disso, para o ano letivo 2021, orientamos que o diário eletrônico seja preenchido, também, para que seja um documento a servir de comprovação do trabalho do professor, tudo de acordo com o Conselho Municipal de Educação (Conmea) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma Juscileide Souza.

Durante a oficina, Sherina Carlla, uma das professoras da rede a participar do evento online, contou sua experiência com sistemas semelhantes e defendeu que a Educação tem que acompanhar as novas tecnologias que surgem para tornar mais prático os processos na educação.

“Trabalhei em escola particular por treze anos na qual era utilizado o diário eletrônico. Realmente é um recurso mais prático e precisa de um período de adaptação, já que se trata de uma novidade. No entanto, vivemos em um mundo tecnológico e é preciso que a gente se ajuste. Quem tem mais experiência vai auxiliando os outros colegas que tenham dúvidas e assim vamos nos adaptando a esse formato”, pontua a professora.