Gerenciamento das feiras livres de Aracaju serve de referência para município baiano

Serviços Urbanos
15/07/2021 17h31

A iniciativa pioneira da Prefeitura de Aracaju no gerenciamento das feiras livres da capital, mais uma vez está sendo referência para outras administrações municipais. Neste sentido, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, recebeu, nesta quinta-feira, 15, representantes da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), para conhecer as estruturas e equipamentos que asseguram conforto e comodidade a feirantes e consumidores.

Durante a primeiro compromisso do grupo, na sede da empresa municipal, no Parque Augusto Franco, Luiz Roberto fez uma explanação geral sobre as atribuições da Emsurb, através de suas diretorias, como também do processo de licitação e reorganização dos espaços de comércio ao ar livre, atendendo, inclusive, as exigências para conservação dos produtos de origem animal com o uso dos balcões refrigerados.

Na feira do Santos Dumont, na zona Norte da cidade, os representantes do município baiano observaram o layout com bancas setorizadas de acordo com os tipos de produtos, corredores mais largos e a adaptação dos espaços seguindo os protocolos sanitários relacionados à pandemia. Já na região central, eles visitaram os mercados Maria Virgínia Leite Franco, Thales Ferraz, Antônio Franco, além do recém-inaugurado Ponto do Caranguejo.

Para o presidente Luiz Roberto essa troca de experiência é salutar, sobretudo, na busca de soluções para os problemas que implicam no abastecimento do município de Santo Antônio de Jesus (SAJ). 

“Eles relataram que possuem o planejamento para a criação de um mercado ou algo neste sentido na cidade, no local onde hoje funciona uma feira fixa. Assim, circulamos pela feira do Santos Dumont e os mercados centrais para que eles pudessem observar o formato de organização e limpeza implementado pela gestão, a partir de 2018, que vem sendo reconhecido até fora do estado”, ressaltou ele.

O vice-prefeito da cidade que é considerada a capital do Recôncavo Baiano, Luis Cláudio Oliveira, ressaltou que o interesse por Aracaju se deu após constatar a organização e a limpeza das feiras livres da cidade.

“Aracaju foi a primeira cidade que optamos visitar pela qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através Emsurb. Essa visita está sendo muito proveitosa e vai nos auxiliar a traçar novas estratégias para transformar a feira livre em nosso município”, destacou Luis Cláudio ao informar que, posteriormente, a comitiva seguirá para Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e São Paulo (SP).

“A estrutura do Maria Virgínia é bem similar ao que estamos querendo implantar em Santo Antônio de Jesus. Por isso, já solicitamos ao presidente Luiz Roberto a disponibilidade do projeto para que possamos avaliar sua viabilidade”, disse o secretário de infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, André Souza Gomes de Araújo.

“Essa visita tanto à feira como aos mercados, superou as nossas expectativas. Com certeza a experiência positiva de Aracaju servirá como base para nossos estudos para a reformulação do centro de abastecimento em nosso município, que carece de uma estrutura mais organizada”, afirmou o arquiteto da Superintendência de Convênios de SAJ, Bráulio Pitanga.

A inovação promovida pela administração municipal com a instalação da Estação de Entrega de Resíduos Sólidos (ecoponto) também foi apresentada aos visitantes. Na oportunidade, eles conheceram a primeira unidade entregue à população, em 2018, localizada no bairro Industrial, que já se consolidou como uma importante ferramenta no tocante à conscientização ambiental.