Aracaju completa seis meses de vacinação contra covid com 3% de absenteísmo na 2ª dose

Saúde
19/07/2021 15h42

Grande parte do que vem sendo realizado pela gestão municipal no combate à covid-19, tem como peça fundamental a mão de obra humana. Nesta segunda-feira, 19, quando a campanha de imunização, na capital sergipana, completa seis meses, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reconhece e homenageia os profissionais de diversas categorias que abraçaram a causa e aceitaram ao chamamento da missão, que é salvar vidas. 

Para a vacinação contra covid-19, o Município estruturou diversas frentes de trabalho, a exemplo de dois drive-thrus, pontos fixos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e imunizou, nesse período, 311.878 aracajuanos, entre idosos, profissionais de saúde, de segurança, pessoas com comorbidades e população em geral, o que equivale a 60,68% da população adulta de Aracaju (acima de 18 anos).

Os números já começam a demonstrar o resultado da vacinação, com a queda de casos e de internamentos. Houve uma redução progressiva de 35% dos casos, em comparação a 14 dias. Da mesma forma, o índice de internação apresenta seis semanas em queda, chegando a uma diminuição de 27%, em comparação a 14 dias. 

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, chama a atenção para importância de se completar o ciclo vacinal. “Aquelas pessoas que não conseguiram se vacinar porque qualquer motivo, devem procurar a SMS através dos e-mails vacinacovid1@aracaju.se.gov.br ou vacinacovid2@aracaju.se.gov.br. Hoje, nós temos uma taxa de absenteísmo baixa, e isto se deve à busca ativa das pessoas e ao controle por imunizante, de quem tomou a primeira e a segunda dose. Quanto mais pessoas imunizadas, mais segurança para o coletivo teremos”, enfatiza.  
  
Reconhecimento
Ainda segundo Waneska Barboza, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesse período, a Prefeitura entregou certificados homenageando os profissionais que trabalham na vacinação.

“O momento é de gratidão a esses profissionais com mais de 311 mil pessoas vacinadas. Estamos hoje homenageando mais de 600 trabalhadores que se doaram, e estiveram desde o início nessa luta, se colocando à disposição em prol da necessidade da população. Agradecemos a dedicação de todos eles, principalmente ao pôr em prática o que é dito no juramento profissional, que é estar à disposição do próximo. É um certificado simples, mas que tem um valor emocional muito grande para quem trabalha em equipe”, explica.

Para a técnica de enfermagem Rosiley Feitosa, o trabalho de vacinação contra covid-19 entrará para a história. “Encaro meu trabalho como uma missão. Hoje, com este reconhecimento, só tenho a agradecer e continuar a luta, que pelo visto está sendo bem cumprida”, disse.

Segundo a enfermeira Sayuri Tokeshita, que também contribui na vacinação, é uma vitória a cada dia. “Feliz com a redução dos números dos casos e de óbitos. Hoje, com esse reconhecimento, renovamos o sentimento de missão que estamos cumprido”, afirma. 

Do mesmo sentimento compartilha o técnico de enfermagem Valdenilson Oliveira. “Salvar vidas e tentar dar o melhor por cada um deles. Poder fazer isso é um privilégio e ser reconhecido por isso é melhor ainda. Obrigado por fazer parte desta grande equipe”, relata.

“Eu estou muito feliz. Foram seis meses de muita luta, trabalho e reconhecimento pela população e pela gestão. Este certificado é a valorização da Secretaria ao nosso trabalho. Obrigado a cada um de vocês, vamos continuar vacinando, salvando vidas e com os cuidados de biossegurança”, destaca, emocionada, a técnica de enfermagem Cristiane Freitas.