Prefeitura intensifica limpeza de praias às segundas-feiras e feriados

Serviços Urbanos
19/07/2021 18h52

Assim como nas demais regiões da cidade, a Prefeitura de Aracaju mantém a regularidade nas atividades que envolvem a limpeza das praias da capital. Desta forma, às segundas-feiras, após o final de semana, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensifica os trabalhos devido a maior quantidade de resíduos proveniente de descarte irregular. 

De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop) do órgão, as ações direcionadas à zona litorânea, que compreende o Farol da Coroa do Meio até as praias da rodovia Inácio Barbosa, são realizadas por duas equipes, de segunda a sábado, podendo haver o reforço no quantitativo de agentes a partir das demandas identificadas.
 
As tarefas englobam o gadanhamento, varrição e recolhimento de materiais diversos, como copos descartáveis, garrafas plásticas, papéis e pequenas embalagens que, de forma inadequada, são deixados por banhistas e comerciantes. 

Conforme explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes, com a flexibilização estabelecida pelos decretos estadual e municipal, gradativamente, houve um acréscimo no número de pessoas nessa área, e, consequentemente, do lixo produzido levando a uma atuação diferenciada das equipes. 

“Para assegurar o bem-estar de banhistas e demais pessoas que frequentam nossas praias realizamos um monitoramento constante em nosso litoral. Para casos em que há uma maior acúmulo de rejeitos, como após os finais de semana e feriados, efetuamos as intervenções de limpeza de maneira ágil, com início a partir das 6h30 da manhã. O serviço também é otimizado com o uso da máquina saneadora, em pontos determinados, saindo do farol (proximidades da Coroa do Meio) até a praia da Cinelândia”, disse Bruno. 

O diretor ressaltou, ainda, que a coleta em toda a Orla, assim como nos bares e restaurantes situados nas praias, é feita diariamente. Além disso, a gestão municipal disponibiliza cinco caixas estacionárias, mais de 100 papeleiras e cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para o depósito de materiais recicláveis. Todos eles alocados de forma estratégica. “Contudo, infelizmente, o que se vê é o desrespeito à preservação deste ambiente”, reiterou Moraes.

Nesse âmbito, o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Orlas e Parques (Diropa) tem sido de orientação dos permissionários e ambulantes que comercializam na faixa de areia.

“Rotineiramente, nossos fiscais esclarecem a esse público sobre a importância da destinação correta dos resíduos por eles produzidos e suas responsabilidades nesse processo. Entretanto, mesmo com a disponibilidade de estruturas para este fim, o que ocorre na região, principalmente na faixa de areia, é o desrespeito a essa orientação e o descarte irregular”, enfatizou o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro Lima.

Educação ambiental
Para ampliar o trabalho de sensibilização junto a banhistas e comerciantes, sobretudo, no que diz respeito a limpeza urbana e preservação do meio ambiente, a empresa municipal, por meio da Dirop e Diropa, irá intensificar as ações educativas nesta região. 

“Desta forma, iremos realizar ações conjuntas para reforçar a importância da conscientização ambiental”, concluiu Castro.