Prefeitura dialoga com profissionais sobre retomada da prática esportiva pós-covid

Juventude e Esporte
20/07/2021 10h00

A retomada da prática de atividades esportivas após a retração dos números relacionados à pandemia de covid-19 exige alguns cuidados. Pensando no bem-estar da população aracajuana, que é um dos princípios da gestão da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) dialogou com profissionais da saúde e do esporte para entender qual a perspectiva de volta às práticas esportivas para aqueles que se recuperam da infecção causada pelo coronavírus.

Do mesmo modo, visando a retomada das atividades propostas pela pasta, a secretaria também tem procurado compreender a importância dos cuidados que a população que já teve covid-19 deve ter ao praticar atividades físicas.

À medida que os casos de covid-19 foram aumentando, os efeitos da doença foram sendo desvendados pela medicina. A síndrome pós-covid, como foi chamado o conjunto de possíveis sequelas da enfermidade, pode prejudicar a qualidade de vida, e ainda causar morte. Emanuel Messias, médico que está na linha de frente contra a covid19, em Aracaju, explica alguns detalhes a respeito desta síndrome.

“O coronavírus é responsável por desencadear um processo inflamatório exacerbado que leva a diversas consequências e diferentes sintomas. Os pacientes da chamada síndrome pós-covid podem apresentar dor no peito, alterações respiratórias, trombose, embolia, cansaço, mialgia (dores musculares), cefaleia (dor de cabeça), alopecia (perda de pelos do corpo) e até questões psicológicas”, diz.

O médico ressalta ainda que não há um parâmetro geral e exato a respeito da patologia ou quais efeitos ela gera em cada organismo podendo, inclusive, ser confundida com outras doenças.

Quase dois anos após o início da pandemia, já se sabe que enfrentar a covid-19 pode exigir grandes mudanças no estilo de vida. O paciente que encara a síndrome pós-covid tem sua rotina voltada ao tratamento. Neste caso, a fisioterapia é um passo fundamental para o processo de recuperação dos danos causados pela doença.

Desafios da reabilitação
Sobre os desafios de reabilitar fisicamente o paciente, a fisioterapeuta Francielle Nascimento enfatiza que a maior preocupação é torná-lo funcional novamente, "para suas atividades de vida diária e retorno laboral, como também conquistar maior tolerância aos exercícios e mais estabilidade nos sinais vitais como saturação, frequência cardíaca, menor sensação de cansaço”, explica a profissional, ao observar que, por ser uma doença multifatorial, grandes alterações fisiológicas são notáveis nos pacientes. 

A volta à prática esportiva é um grande e difícil passo para quem está se recuperando. Para os pacientes que atingiram um estado grave e que tiveram sequelas significativas, é preciso redobrar a cautela ao retomar uma rotina de atividades físicas - que deve ser gradual, aliada ao acompanhamento de profissionais da saúde e do esporte.

Para aqueles que já estão recuperando a funcionalidade, movimentar o corpo é importante e benéfico. É isso que diz o professor de educação física e personal trainer Edelzio Messias.

“A prática de exercícios físicos, quando feita de maneira regular, previne e auxilia no tratamento de uma série de doenças. Recomendo que o indivíduo, que está se recuperando ou não da covid, deve sempre procurar um profissional de educação física formado, para que ele prescreva de forma individualizada e específica os exercícios físicos ideais para cada caso”, pontua Messias.

A condição pós-covid, para alguns, exige exercícios de baixo impacto. “Os exercícios físicos de baixo impacto que recomendo para as pessoas que estão no pós-covid são caminhadas, musculação com intensidade leve ou moderada, corridas leves e bicicleta. Contudo, é preciso alertar que a escolha dos exercícios depende se o indivíduo era ativo ou não antes de contrair a doença”, destaca, ressaltando mais uma vez sobre a importância de ter um acompanhamento médico e assessoria esportiva. “São profissionais que poderão auxiliar ao máximo a recuperação do indivíduo”, explica Edelzio.

Fomento ao esporte
Alguns dos principais projetos e eventos esportivos que acabaram sendo adiados, suspensos ou cancelados em Aracaju, por conta da pandemia, poderão ser retomados num futuro próximo, conforme as medidas de segurança sanitária passem a ser mais flexíveis.Há uma grande expectativa da população aracajuana a respeito da retomada dos projetos esportivos que foram interrompidos, como também, a execução de novos, visto que a gestão da Prefeitura de Aracaju tem planos e metas para o fomento ao esporte.

O secretário da Sejesp, que também é professor de Educação Física, Sérgio Thiessen, está animado a respeito dos projetos que poderão retornar à ativa, gradativamente, à medida que a vacinação ocorre em ritmo acelerado na cidade.

Atento aos efeitos do isolamento social na vida dos aracajuanos, especialmente para crianças e jovens, o secretário alerta para o fato de que haverá uma grande demanda a ser suprida no sentido de que a população precisará movimentar o corpo pós-pandemia.

“Já existe um consenso entre os profissionais da área, de que o esporte e a atividade física serão uma verdadeira tábua de salvação no pós-pandemia. Uma vez que os mesmos são fundamentais para a recuperação física e mental daqueles que tiveram a doença”, explica.

“Mas é importante reafirmar que, para os que apresentam sequelas muito graves, como a diminuição da capacidade respiratória, é necessário o acompanhamento de profissionais da saúde antes do retorno aos exercícios”, pondera o secretário.

A Sejesp vem seguindo um planejamento estratégico que traçou metas a serem cumpridas dentro dos próximos anos da gestão, com aproximadamente 12 projetos voltados para a promoção e a democratização dos esportes em todas as áreas.

Além dos projetos traçados no novo planejamento estratégico da Sejesp, há também uma expectativa quanto à realização da edição da Corrida Cidade de Aracaju - que acabou sendo suspensa em 2020, no início da pandemia.

“Estamos prontos para, assim que a situação permitir, retornar as atividades da corrida de Aracaju, muito provavelmente, num novo modelo adequado à realidade. Estamos trabalhando para que não só a Corrida, mas outros eventos importantes, sejam realizados, seguindo todas as normas. Acreditamos que até o final do ano teremos muitas novidades”, revela Sérgio.