Prefeitura intensifica limpeza preventiva de canais em períodos de chuva

Serviços Urbanos
20/07/2021 16h52

A partir dos avisos emitidos pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), sobre a ocorrência de fortes chuvas na capital, e acompanhamento dos períodos de maré alta, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), elabora e executa planejamento intensificado de limpeza preventiva dos canais da cidade.

Nestes períodos, de acordo com a Emsurb, são priorizados os canais considerados mais críticos ou que apresentaram ocorrências por ocasião das últimas chuvas, a exemplo dos localizados no Largo da Aparecida, e nos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, no bairro Jabotiana.

O diretor de Operações da empresa, Bruno Moraes, acrescentou que este serviço mais criterioso inclui, ainda, os canais da avenida Anísio Azevedo, no São José, do Jardim Bahia, no Soledade, e da avenida Airton Teles, no Santo Antônio, além de encostas nos bairros Santa Maria e Japãozinho. 

Para atender a programação desta terça-feira, 20, conforme sugere as avaliações, as equipes da empresa municipal se dirigiram aos bairros 17 de Março e Cirurgia (avenida Gentil Tavares) e executarem o serviço de limpeza pelo método manual.

Na avenida Airton Teles, no Santo Antônio, e no canal do conjunto Lourival Batista, no Novo Paraíso, a desobstrução se deu através da barragem móvel. Já nos canais que cortam os bairros Santa Maria (Marivan), Dom Pedro (avenida Salatiel) e Jabotiana, foi aplicado o procedimento mecanizado.

"No decorrer da manhã, o operacional da Emsurb foi acionado pela Defesa Civil do Município para fazer a limpeza de área, no bairro América, após um deslizamento de terra. Já no início da tarde, a equipe da Coordenação de Poda esteve em uma via da zona Sul para recolher árvore e galhos provenientes de queda", informou o diretor.

Bruno disse, também, que por orientação do presidente da empresa, Luiz Roberto Dantas, as equipes do operacional devem permanecer atentas para atender possíveis situações ocasionadas pelas chuvas, em qualquer parte da cidade.