Reabilitação: Centros Especializados já realizaram cerca de 50 mil procedimentos este ano

Saúde
23/07/2021 16h20

Nos primeiros seis meses deste ano, os Centros Especializados em Reabilitação (CER II), geridos pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizaram 49.848 procedimentos. Os três Centros atendem as modalidades de deficiência, física, intelectual e de transtorno espectro autista. 

De acordo com a coordenadora do CER II, Sony Petris, a unidade oferta reabilitação com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, enfermagem, e consultas com médicos neurologistas e ortopedistas.

“Os Centros são divididos em CER II Ciras, Cer II Apae e CER II Siqueira Campos, que prestam atendimento a população de Aracaju e também do interior do estado conforme sistema de regulação da SMS, para triagem e acompanhamento. Os CER II Ciras e Apae são conveniados com a SMS para prestarem assistência a população”, explica.

Acesso ao serviço
Para ter acesso aos serviços nos Centros, é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja através do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou atendimento Hospitalar. 

“Uma vez feito o encaminhamento, ele passa por uma triagem para que a consulta com os especialistas seja marcada e, a partir dos diagnósticos, sejam realizadas as sessões necessárias para o processo de reabilitação. As triagens e avaliações são realizadas semanalmente e, a partir delas, são traçados os planos de cuidados específicos para cada caso”, enfatiza.