Disponibilização de canais de comunicação qualifica serviços de iluminação pública

Infraestrutura
29/07/2021 10h00

A Prefeitura de Aracaju iniciou um grande processo de modernização e aprimoramento do parque de iluminação da cidade com a PPP da Iluminação Pública. Desde o mês de junho, a manutenção da iluminação passou a ser gerenciada pelo consórcio Conecta Aracaju S/A, com a supervisão da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
 
Com isso, já foram adotadas iniciativas para tornar mais práticos os mecanismos de aperfeiçoamento da rede. Neste sentido, uma das primeiras medidas foi a implantação de canais para facilitar a realização dos serviços. Desse modo, a população pode participar da resolução de problemas de iluminação da cidade.

O aracajuano tem à disposição o aplicativo Conecta Aracaju para download gratuito na Play Store  (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada). Na plataforma, é possível informar o local exato no mapa de Aracaju, indicar qual é o problema e enviar a solicitação de reparo, que é repassada para a central de atendimento. Há, também, o site Conecta Aracaju Cidade Iluminada, com funcionamento similar ao aplicativo, no endereço (https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/).

Além desses novos canais, estão em funcionamento o call center, através do 0800 002 1743, disponível 24h, todos os dias da semana, e o ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo, aos fundos do Sales Materiais de Construção.

Para evitar falsas denúncias, o cidadão precisa informar dados pessoais e o e-mail na primeira solicitação feita no aplicativo. O prazo de atendimento pode ser imediato ou de 24h, 48h e 72h, a depender da complexidade do reparo.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que a oferta variada de comunicação com os aracajuanos é uma estratégia importante para aprimorar os serviços. 
 
“Trouxemos mecanismos modernos, que estão ligados à realidade da população hoje em dia. Nosso objetivo é o de melhorar ainda mais a gestão pública, e a sociedade é parte fundamental neste processo”, garante o secretário.

O parque de iluminação pública de Aracaju possui cerca de 60 mil pontos luminosos. O serviço de reposição de lâmpadas queimadas é realizado diariamente e, somente este ano, foram substituídas, em média, 1.900 lâmpadas por mês.

PPP da iluminação pública
Essas melhorias que estão sendo implementadas são resultado da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública entre a Prefeitura de Aracaju e o Conecta Aracaju/SA, contratado para gerenciar a modernização do parque de iluminação pública da capital. A partir do mês de agosto, as lâmpadas existentes começarão a ser substituídas por lâmpadas de LED.