Prefeitura disponibiliza macas ginecológicas elétricas no Caasm

Saúde
29/07/2021 15h30

Com o objetivo de promover acessibilidade e melhoria da qualidade de vida das usuárias do SUS na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza macas ginecológicas elétricas e serviços especializados em saúde da mulher no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), bairro Siqueira Campos.

Segundo a médica ginecologista do Caasm, Ivi Gonçalves, as macas ginecológicas elétricas são automatizadas e articuladas, o que facilita os atendimentos dos profissionais de ginecologia prestado a mulheres com limitação na locomoção, mulheres cadeirantes e em geral.
 
“As macas facilitam o transporte da paciente, que não precisa subir a escada para deitar na maca. As elétricas também são mais largas que a maca manual, nos permitindo fazer um exame adequado e mais rápido”, enfatiza.

Balanço e Acesso 
No primeiro semestre deste ano, o Caasm realizou 6.616 atendimentos e 2.787 exames e procedimentos por especialidade ginecológica (biópsia, citologias, inserção de DIU, colposcopia, dentre outros). O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e o acesso aos serviços se dá por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após consulta com clínico geral. 

“Cabe a esse profissional analisar a necessidade de tratamento especializado. Em casos em que o primeiro diagnóstico aponte essa necessidade o paciente é encaminhado pela sua Unidade, via agendamento eletrônico pelo sistema IDS Saúde. Este serviço só funciona para os pacientes residentes em Aracaju”, explica a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (Reae) Luciana Araújo.

Serviços do Caasm
No Caasm, são atendidas gestantes de alto risco, com garantia de agendamento de outras especialidades médicas se necessário, assim como de exames laboratoriais e de imagem no Cemar e serviços contratados.

“Também ofertamos consultas ginecológicas para diagnóstico do câncer de colo do útero. Para esse fim, disponibilizamos também aqui no Caasm os procedimentos de biópsias, Cirurgia de Alta Frequência (CAF), citologias e exames de imagem”, enfatiza a coordenadora.