Prefeitura investe em revitalização e manutenção de espaços públicos

Serviços Urbanos
29/07/2021 15h46

As estruturas físicas dos espaços públicos geridos pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), passam, gradativamente, por revitalização e manutenção. Esse trabalho segue planejamento prévio e tem como objetivo proporcionar conforto e comodidade à população e aos servidores, além de promover melhorias no aspecto visual da cidade.

No Mercado Maria Virgínia Leite Franco, um dos principais centros de abastecimento da região central da cidade, além dos mutirões de higienização realizados mensalmente, a Emsurb efetuou, nos últimos dias, o conserto do telhado, substituição de cabos de estabilização do pavimento superior, troca de estruturas metálicas no setor de confecções. 

Além disso, nesta quinta-feira, 29, deu continuidade à substituição de lâmpadas da área do hortifruti, bem como da obra de ampliação da cozinha do alojamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), instalado dentro das dependências do mercado. Já no Antônio Franco, que integra o complexo dos mercados centrais, a intervenção ocorre com a substituição de telhas e parte do forro.

Outro centro de compras que passou, recentemente, por reparos em sua infraestrutura foi o mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, na zona Sul da capital. Por lá, os serviços concluídos na semana passada englobaram o retelhamento do palco na área externa, pintura dos corrimãos, correção na bica e colocação de uma manta para diminuir as infiltrações na parede do auditório.

O Centro de Apreensão, responsável pelo recolhimento e abrigo de animais de grande porte abandonados em vias públicas da cidade, também está recebendo a atenção da empresa municipal. As melhorias incluem pintura e reestruturação das baias, do curral, recepção, consultório veterinário, almoxarifado e área de convivência e reparos na instalação elétrica e revisão em toda a cobertura.

O cronograma de ações chegou, ainda, à sede da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), instalada no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia. Para promover mais conforto aos servidores foram colocadas divisórias, forro em PVC, ar condicionado nos setores, revisão da rede elétrica e implantação do sistema de rede. O prédio passou por pintura, manutenção nos banheiros e renovação das lâmpadas.

Ao longo da extensão da Orla, novos refletores em led foram instalados no Monumento das Nacionalidades, e a troca de algumas tábuas das passarelas da região da Praia da Cinelândia. Os brinquedos danificados pela ação do tempo nos parques infantis também foram removidos para posterior substituição.

"Os espaços públicos e de convivência de uma cidade propiciam bem-estar não só à população que nela reside, mas também a quem a visita. Por isso, a importância da somação de esforços das nossas equipes que, ao final, tornam Aracaju ainda mais bonita e agradável", enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Monumentos
A revitalização e a manutenção de monumentos que compõem os equipamentos turísticos da capital também são prioridades para a administração municipal. Desta forma, o monumento do caju, de autoria do artista plástico Eurico Luiz, instalado na avenida Beira Mar, está sendo repaginado pela Emsurb.

"Este monumento do saudoso Eurico Luiz é uma das paradas obrigatórias para quem visita nossa cidade. Por isso, iniciamos o processo de revitalização com a pintura,  que está sendo feita pelo artista plástico Everaldo Andrade dos Santos, e posteriormente faremos o projeto de iluminação e paisagismo", detalhou o presidente.

As esculturas instaladas nas orlas dos bairros Industrial e Porto Dantas também serão revitalizadas pela Prefeitura.