Prefeitura capacita recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde em Libras

Saúde
30/07/2021 15h50

Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, a Prefeitura de Aracaju realizou, em parceria com a Universidade Tiradentes, o Curso Introdutório em Libras.

A capacitação, desenvolvida em conjunto com o Centro de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (Ceps/SMS), teve como público-alvo os recepcionistas das UBSs, profissionais que são responsáveis pelo primeiro acolhimento dos usuários aos serviços de saúde do Município.

O curso contou com um representante de cada uma das das 45 UBSs de Aracaju e foi ministrado pela professora Kathia Cilene Nascimento, que também é tradutora e intérprete de Libras. Segundo ela, "foi uma experiência fantástica".

"Os profissionais chegaram aqui com muita vontade de aprender e todo o conteúdo foi programado para um atendimento básico, mas muito clínico na área da saúde. Eles conseguiram evoluir e avançar nesses dois dias de experiência, de imersão com o uso da libra. Toda a aula foi muito prática, e acredito que os resultados serão os melhores, levando um atendimento adequado para a pessoa com surdez. Fico imensamente agradecida pela confiança das instituições envolvidas no projeto e parabenizo ambas”, afirmou Kathia Cilene.

A técnica do Núcleo Ensino Serviço do Ceps, Ana Paula Candido, ressalta que a comunicação é essencial no atendimento e deve contemplar usuários com todos os perfis. “Comunicar através das Libras é de fundamental importância a todos os profissionais de saúde, de modo a prestar uma assistência dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (universal, integral e equânime). E a parceria com a Universidade Tiradentes foi fundamental para a realização deste curso”, ressaltou.

“Esse momento foi muito importante, porque quando chega uma pessoa com surdez, a gente pensa em como vai se comunicar, se a pessoa vai entender o que vamos orientar. Essa vivência que a gente teve aqui na sala de aula, a dinâmica, tudo foi muito proveitoso. Já ficamos com vontade de aprender ainda mais”, reconheceu a recepcionista da UBS Porto Dantas, Marlucy Ribeiro.