Educação ambiental: alunos de escola municipal arrecadam óleo para reciclagem

Educação
30/07/2021 15h31

Sabia que um litro de óleo de cozinha pode poluir litros e mais litros de água? E se esse mesmo litro de óleo fosse reutilizado e auxiliasse na educação ambiental de crianças? Foi com esse intuito que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, localizada no bairro Jabutiana, realizou, nesta sexta-feira, 30, a culminância do projeto Meio Ambiente e celebrou a arrecadação de mais de 400 l de óleo para reciclagem.

Com atividades que estimulam a aprendizagem acerca da preservação da natureza, o projeto foi iniciado no dia 1º de junho e contou, num primeiro momento, com a plantação de seis mudas de plantas no espaço verde da escola. Estas serão cultivadas pelos próprios alunos ao voltarem às aulas presenciais.

Já no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Emef começou a campanha da arrecadação de óleo usado, com desafio e premiações para os alunos que levassem as maiores quantidades do resíduo. Os dez estudantes premiados ganharam medalhas, certificados e chocolates. O primeiro lugar foi contemplado com um tablet, o segundo com uma caixinha de som e o terceiro com um fone de ouvido.

O estudante que conquistou o primeiro lugar na ação foi o Kauã Guilherme, de 8 anos, que conseguiu arrecadas e levar para a escola 91 litros de óleo. Com seus prêmios em mãos, ele expressou a felicidade pelos resultados de seu empenho.

"No dia de Natal fiz uma carta ao Papai Noel com a ajuda de minha mãe. Nela eu pedi um tablet e, como não veio, fiquei muito chateado. Agora tive essa oportunidade e consegui ganhar. Ganhei porque me esforcei muito, mas o mais importante é que consegui juntar o óleo para ninguém jogar fora. Então o segundo lugar ou terceiro já estaria bom para mim. Fiz um vídeo de apelo para conseguir os óleos e enviei para as pessoas pelo WhatsApp. Enviei para lanchonetes, casas de bolo e para o pessoal do lugar onde moro. Estou muito feliz", disse Kauã.

"Conseguimos tirar da natureza mais de 400 l de óleo usado e estes poderão ser levados a um local de reciclagem e reutilizados para a fabricação de sabão. A ideia surgiu no dia em que fomos pegar as mudas no Horto. Vi um barril e, como sou ousada, fui saber do que se tratava. Quis que a escola também entrasse com essa parceria e hoje eles [a empresa] já estão levando o material reciclável", conta a diretora da unidade escolar, Vilma Lima.

Ela destaca, ainda, que toda a comunidade escolar se engajou nesta ação. "Resolvemos nos juntar e fazer com que essa iniciativa bombasse. A premiação foi providenciada pela equipe diretiva e os professores participaram do projeto através das informações, conscientização e conhecimento passados para seus alunos durante as aulas, fazendo com que eles aprendessem mais sobre preservação e reciclagem. Sempre é gratificante. Trabalhar com alunos é gratificante e estamos precisando fazer este resgate de engajar a família em atividades diferentes", revelou Vilma.

A culminância do evento contou com a presença de profissionais da empresa de reciclagem Recigraxe, que levaram todo o óleo saturado arrecadado pelos alunos. Rejane Lemos, diretora da empresa, observou que as parcerias feitas com as instituições de ensino para defender a causa ambiental têm sido muito importantes para todos.

"Imagine: se a Emef fez uma ação com os pais e conseguiu arrecadar uma quantidade dessas, já estamos fazendo nossa pequena parte para o meio ambiente. É preciso darmos continuidade a estas ações e fazer as crianças e suas famílias entenderem que a reciclagem tem que ser um hábito diário", ressalta Rejane.