Programa Aracaju Pela Vida já realizou 5.234 atendimentos domiciliares na capital

Saúde
10/08/2021 15h50

Desde junho do ano passado, a Prefeitura de Aracaju já realizou 5.234 atendimentos domiciliares através do Programa Aracaju Pela Vida. Pensado originalmente para atendimento em domicílio das pessoas acamadas ou domiciliadas com suspeita ou risco de agravamento por covid, o programa ampliou os serviços ofertados.

Com a chegada das vacinas, as equipes técnicas que atuam nas visitas também passaram a imunizar contra a covid, principalmente usuários acamados ou com mobilidade reduzida. Até o momento, o Aracaju pela Vida já administrou 1.029 doses, realizou 338 testes rápidos e 1.288 testes moleculares (RT-PCR), além de 32 internamentos para casos mais graves de síndromes gripais.

O senhor Bartolomeu Ferreira de Moraes foi um dos contemplados pelo serviço. Com cegueira total, ele foi incluído na lista do Programa pelo médico de Saúde da Família que atende na unidade de referência da região. "Na consulta de rotina, meu médico me informou que eu receberia a vacina essa semana e, graças a Deus, agora estou protegido. Muito bom esse trabalho", elogiou.

Atualmente, o Aracaju Pela Vida conta com duas equipes e a redução (antes eram oito) foi decorrente da diminuição da demanda, resultado do trabalho da Prefeitura no enfrentamento à pandemia. 

“É gratificante fazer parte desse trabalho desde o início e receber o feedback positivo de tantas pessoas que foram atendidas por nós. Os elogios destacavam a rapidez no agendamento e realização das visitas, a postura ética e técnica dos profissionais e a disponibilidade para tirar as dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários”, reforçou a coordenadora do Programa, Sindaya Belfort.