Prefeitura atualiza gerentes das Unidades Básicas sobre saúde bucal

Saúde
10/08/2021 16h20

Nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atualizou os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com as diretrizes para uma reorganização em saúde bucal a nível da Rede de Atenção Primária (Reap).
 
Durante a capacitação, realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), foram apresentadas as mudanças que estão sendo realizadas no Programa de Saúde Bucal, o panorama pós-pandemia e como devem ser feitos alguns procedimentos da odontologia. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Fernanda Albuquerque Cabral, essa atualização é para que haja uma padronização no processo de trabalho. 

“O retorno das atividades dos profissionais aconteceu depois de treinamentos específicos em relação ao momento de crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19. Ou seja, todo o cuidado tem sido gerenciado para que o atendimento seja seguro, tanto para os profissionais quanto para os usuários, uma vez que nossa premissa é promover saúde”, explica.

Ainda segundo Fernanda, durante todo o período de pandemia, os cidadãos não ficaram desassistidos, pois a Prefeitura manteve ativos os serviços de urgência e emergência porta aberta, seja nas UBSs, a exceção das que foram destacadas para tratar pacientes com síndromes gripais, seja no serviço de urgência odontológica localizado no Hospital Fernando Franco.

Agendamento odontológico
Além do atendimento presencial, as consultas podem ser agendadas, e é o que se recomenda, pelo número 800 729 3534, opção 4, ou no Portal da Saúde, acessado a partir do site da Prefeitura de Aracaju, no link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/recadastramentosms.

“No caso de atendimento especializado, o encaminhamento é feito via UBS, de acordo com a necessidade constatada pelo profissional da saúde. Como o Centro de Especialidades Odontológicas, no Augusto Franco, se encontra em processo de reforma, alguns dos tratamentos estão sendo realizados no Cemar Siqueira Campos, com atendimento aos pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e cirurgias em lesão de boca. O serviço de urgência odontológica, por sua vez, funciona no Hospital Fernando Franco, no bairro Farolândia, todos os dias, incluindo feriados, no sistema 24 horas”, enfatiza.

Avaliação
Para o gerente da UBS Manoel de Souza, Vanderson Nunes, a atualização foi bastante produtiva. “Foi passada toda a comunicação a respeito dos atendimentos, dos agendamentos, da recepção dos pacientes e como será o procedimento de segurança adotado. As coisas vão se modificando e precisávamos nos atualizar pois a qualidade do cuidado em saúde e a busca de uma assistência humanizada ao usuário precisam estar presentes”, disse.

Já para a gerente da UBS Santa Terezinha, Lourdes Lima, é essencial participar dessas atualizações que a SMS oferece porque todo o conhecimento serve para agregar. “É preciso que nós gerentes estejamos seguros do que estamos fazendo, afinal, isso também fortifica o usuário, fazendo com que ele confie ainda mais na equipe que está cuidando da sua saúde e isso é imprescindível”, afirma.