Prefeitura retoma capacitações presencias da Fundat

Formação para o Trabalho
11/08/2021 15h10

Durante a pandemia da covid-19, as capacitações presenciais da Fundação Municipal de Formação Profissional (Fundat) da Prefeitura de Aracaju precisaram ser suspensas, a fim de evitar aglomeração e possíveis contágios pelo coronavírus. Com a diminuição dos casos, redução do número de óbitos e chegada da vacina neste ano, a Fundat retomou, nesta quarta-feira, 11, com as qualificações de forma presencial, por meio da oferta das oficinas de Porteiro (2h) e Mídias Sociais (2h), ministradas no Centro de Qualificação Profissional e Unidade de Produção 17 de Março, localizado no bairro 17 de Março. 

Essas capacitações são essenciais para o enriquecimento pessoal e o desenvolvimento profissional de cada cidadão. Sendo assim, essa retomada torna-se um marco na vida daqueles que buscam o ingresso ao mercado de trabalho e o apoio ao empreendedorismo, através da Fundat.

Para a presidente Edivaneide Lima, o retorno presencial é um grande momento na vida de todos os servidores da Fundação que trabalham dia a dia para oferecer suporte e excelente atendimento à população.
 
“Nessa pandemia, continuamos oferecendo todo apoio necessário para as pessoas. Por conta da covid-19, tivemos que nos reinventar e oferecer as nossas capacitações no formato online. E essa reinvenção, também nos gerou bons frutos, pois conseguimos implantar a modalidade de ensino à distância em nossa oferta de qualificação profissional. Buscar se qualificar, seja presencialmente ou de forma online, é muito importante, principalmente, nesse período que estamos passando, explica.

Para dar início às aulas presenciais, a Fundação promoveu as oficinas de Porteiro e Mídias Sociais. Essas capacitações são imprescindíveis para que a população possa adquirir o conhecimento necessário sobre as temáticas abordadas. Devido ao cenário de pandemia ainda vivenciado, todos os protocolos de combate à covid-19 foram seguidos corretamente para que as oficinas acontecessem com segurança. Além disso, o número de vagas foi reduzido a fim de evitar aglomerações. 

A oficina de Porteiro foi ministrada pela instrutora e assistente social. Weslania dos Santos, que já ministra sobre esse conteúdo na Fundação há dois anos. “As aulas presenciais são mais envolventes e proveitosas, pois além de uma maior troca de experiência entre os envolvidos, facilita a articulação para possíveis oportunidades. Estava otimista e confiante para essa retomada”, conta a instrutora. 

O conteúdo lecionado aborda vários aspectos, a partir de dinâmicas com músicas para que o aluno se solte e absorva os tópicos tratados durante a aula, que teve duas horas de duração.

O aluno da oficina de Porteiro Alex Xavier, 23, afirma que as capacitações presenciais ofertadas pela Fundat são oportunidades de crescimento profissional para a comunidade. “Estou feliz em poder participar dessa oficina. A troca de experiências presencialmente é diferente das aulas online. É possível tirar dúvidas com a instrutora, além de que se torna uma forma de interagir com as pessoas que moram no bairro”, diz Alex.

Carioca, o aluno Fabrício Gomes, 19, chegou recentemente em Aracaju buscando por oportunidades de aprendizado e trabalho. “É a minha primeira experiência fazendo oficina pela Fundat. Vim de outro estado para obter qualificação profissional e logo fiquei sabendo das inscrições para a oficina de Porteiro. O meu objetivo é melhorar o currículo para adentrar no mercado de trabalho", frisou.