Planejamento da Prefeitura viabiliza retomada de projetos da cena teatral de Aracaju

Cultura
16/08/2021 13h00

A ação coordenada entre as secretarias da Prefeitura de Aracaju no enfrentamento à pandemia da covid-19, com avanço da imunização da população e decretos que estabelecem medidas de biossegurança, tem possibilitado não apenas a redução de casos e óbitos provocados pela doença, mas também permitido o retorno gradual das atividades econômicas e culturais. Através de um projeto da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), um dos grupos teatrais mais importantes de Sergipe e do Brasil, o Imbuaça, retomou as atividades com uma oficina de texto em cena de teatro.

A oficina desenvolvida pelo Imbuaça propõe um curso prático de texto em cena de teatro com objetivo de facilitar o acesso ao teatro e às suas práticas. É um produto contemplado no edital da Lei Aldir Blanc, destinado aos subsídios de espaços culturais, executado pela Funcaju.

Espectador e entusiasta há anos das atividades do Imbuaça, o presidente da Funcaju, Luciano Correia, destaca que todo o planejamento de retomada das atividades culturais está sendo feito com cautela e enaltece o papel do Imbuaça para a cultura sergipana.

 

“A crise sanitária provocada pela covid-19, durante o seu quadro mais crítico, exigiu uma freada nas atividades culturais desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju. Embora atividades no formato online tenham sido mantidas, a essência da arte está no presente, na expressão e impressão, nos movimentos. Contemplar essa retomada cultural, ainda mais com a imensa contribuição do Imbuaça, é voltar a sorrir após tantos meses de baixo-astral provocado pela pandemia”, pontua o gestor.

Com carga horária de 40 horas, a oficina do Imbuaça é realizada todas as segundas e quartas-feiras, e seguirá até o dia 20 de agosto. A turma foi preenchida em junho deste ano. Um dos coordenadores do Imbuaça e facilitador da oficina, Lindolfo Amaral, explica o projeto.

“Quando a gente fez o projeto para concorrer ao Inciso II da Lei Aldir Blanc, nós expusemos as nossas atividades anuais e, como contrapartida, foi sugerido que fizéssemos uma oficina de 40 horas. A função da oficina com 15 alunos é trabalhar o texto chamado ‘As Aventuras de Pedro Malasartes’, de Racine Santos, e os alunos vão fazer todo processo, desde a leitura de mesa até a apresentação do espetáculo, com figurinos e todos os equipamentos necessários para desenvolver a peça”, detalha.

Manoel Cerqueira, que também é integrante do grupo, falou sobre a escolha do texto que a oficina está desenvolvendo. “O Grupo costuma dialogar mais com a linguagem nordestina, literatura de cordel e essa obra de Racine Santos engloba o que queremos passar para os nossos alunos. Até onde nós chegamos, percebo que a turma vem bem empolgada para aprender ainda mais e e os alunos saem satisfeitos com o que estamos desenvolvendo juntos”, completa Manoel.

Aluno da oficina, Antônio Sales demonstra felicidade de estar participando do projeto. “Para mim está sendo muito bom, estou gostando muito das aulas. Fico muito feliz de estar com um grupo tão importante, ao mesmo tempo em que fico triste por quem não conseguiu se inscrever. Teatro sempre foi uma ambição minha e agora estou podendo realizar”, destaca.

Outros projetos
Nas últimas semanas, a Funcaju tem permitido a retomada de oficinas artísticas e culturais no formato presencial, seja na Escola de Artes Valdice Teles ou nas próprias sedes dos grupos contemplados. No início deste mês, foi realizada a oficina de Xaxado Xerém na Valdice Teles, e iniciada a oficina de Técnicas Circenses da Companhia Os Tripulantes.